São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Rodada do Paulista começa na Justiça

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada rodada do Campeonato Paulista vem sendo precedida por uma rodada judicial entre a TVA e a Globosat. As emissoras vêm disputando jogo a jogo os direitos de transmissão do torneio.
No último domingo, mesmo dispondo de uma liminar, a Sportv (canal de esportes da Globosat) teve sua transmissão do clássico entre Palmeiras e Santos interrompida por determinação da Federação Paulista de Futebol.
A disputa começou na primeira rodada do Paulista. A Globosat obteve liminar para exibir Inter x Corinthians, de Limeira. A TVA reagiu, e a FPF ameaçou embargar a transmissão. Ao final, a Globosat mostrou só o segundo tempo.
A origem dessa disputa são os contratos de direitos de TV negociados pela FPF.
Pelos acordos, as TVs a pagamento têm direito de transmitir partidas às quartas-feiras e aos domingos. As TVs abertas transmitem jogos de quinta e sábado.
A TVA afirma que tem direito de escolher o jogo que deseja transmitir pela ESPN/Brasil, um de seus canais de esportes. A Globosat teria de exibir uma outra partida.
O presidente da FPF, Eduardo José Farah, confirma essa preferência contratual da TVA.
"A prioridade de escolha é da TVA. A Globosat tem de exibir um segundo jogo", disse Farah.
A Globosat, porém, contesta essa versão. Segundo a emissora, a cláusula de seu contrato que dava prioridade à TVA valia somente para o ano passado.
Sob essa argumentação, a emissora da Globo vem tentando transmitir os mesmos jogos exibidos pela TVA.
Além disso, a FPF proibiu este ano a transmissão dos clássicos disputados na capital. Pelo contrato da TVA, são clássicos os jogos entre duas destas cinco equipes: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa.
Com isso, nunca sobra para a Globosat aos domingos um jogo de uma equipe grande, o que vem prejudicando a emissora.

Próximo Texto: Tribunal vai decidir programação das TVs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.