São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente de trem mata 126 no Paquistão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 126 pessoas morreram quando um trem saiu dos trilhos no Paquistão. A tragédia poderia ter sido mais grave, porque o trem desviou de outro que vinha em sentido contrário.
Funcionários da ferrovia acham que uma falha nos freios causou o acidente. O trem saíra de Khanewal, região central do país, com destino a Karachi momentos antes. Por volta das 4h de ontem (20h de domingo em Brasília), ele não conseguiu parar em um cruzamento da ferrovia.
O maquinista então desviou a composição para uma linha sem saída. A locomotiva e cinco vagões bateram nas defesas do fim da linha e descarrilaram. O outro trem, um expresso que ia de Karachi a Lahore, conseguiu passar sem problemas pelo local.
Ainda pode haver corpos entre as ferragens. Dois vagões ficaram completamente destruídos. Vários cadáveres ficaram irreconhecíveis.
O primeiro-ministro do país, Nawaz Sharif, foi de helicóptero ao local e ordenou uma investigação do acidente, com um primeiro relatório em 24 horas. Prometeu punições aos culpados.
O hospital de Khanewal, uma cidade de 120 mil habitantes, disse que recebeu 81 feridos, dos quais 25 em estado grave.
A maioria dos passageiros estava dormindo no momento do acidente. Mesmo assim, houve tumulto, segundo sobreviventes.
"De repente, o trem começou a chacoalhar. Estava escuro, e as pessoas gritavam e não entendiam o que estava acontecendo", disse Saghir, um dos passageiros.
"Parecia um terremoto", disse uma sobrevivente. Pela manhã, mulheres dos vilarejos próximos foram ao local chorar pelos mortos, batendo no peito.
Muhammad Ashiq, outro sobrevivente, se martirizava batendo com as mãos na cabeça. Ele perdeu sete membros da família, que viajavam para um casamento.
Os alto-falantes da mesquita de Khanewal fizeram um apelo à população por doação de sangue. O pedido foi atendido, e durante toda a manhã houve doadores no hospital.

Texto Anterior: Americanos são contra a clonagem humana
Próximo Texto: Principais acidentes de trem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.