São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Integração agropecuária reduz os custos e evita o desperdício

Sistema diminui despesas com adubo e alimentação animal

MARCELO NEGROMONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Reduzir os custos da produção, diminuir o desperdício e aumentar a competitividade são as vantagens do sistema da integração agropecuária, empregado na região de Campos Gerais (PR).
O método, bastante simples, consiste em otimizar os recursos da agricultura em benefício da pecuária e vice-versa.
Para incentivar a integração entre a agricultura e a pecuária, foi realizado, na semana passada, o 1º Encontro Sul-americano de Integração Agropecuária em Ponta Grossa (PR).
"A integração já é feita aqui na região de Campos Gerais, mas de uma maneira desorganizada", diz Marcos Valentini, gerente técnico da Fundação ABC, organizadora do evento.
O fazendeiro Willem Bouwman tem 550 matrizes de suínos e planta milho, soja, trigo, batata e aveia em Castrolanda (PR) e faz a integração há 35 anos.
"Para alimentar os porcos, utilizo a silagem do milho da minha plantação e reduzo em cerca de 15% o custo da ração."
O esterco dos porcos é utilizado como adubo orgânico nas plantações. "Assim, tenho uma economia entre 10% e 15% no uso de adubo", afirma Bouwman, que possui uma fazenda de 1.700 ha.
O fazendeiro Franke Dijkstra utiliza o sistema de integração há cinco anos e afirma que obteve uma redução significativa nos custos da produção, sem citar números.
Ele utiliza o esterco de 500 cabeças de gado leiteiro e de 360 matrizes de suínos para a adubação de grãos. "É mais barato e eficiente."
No inverno, cerca de 70% dos 800 ha cultiváveis são destinados a forrageira para alimentar o gado. "Só utilizo a ração para alimentar os porcos e complementar a alimentação do gado", diz Dijkstra.
A região possui 45 mil vacas e tem produção de milho, soja, trigo e aveia. "Com a integração, temos uma maior economia de escala e menor desperdício na cadeia produtiva", diz Valentini.
(MN)

Texto Anterior: Usinas paralisam a produção
Próximo Texto: Plantio direto facilita entrada no sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.