São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leishmaniose causa duas mortes em BH

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Duas pessoas morreram nos últimos dois meses em Belo Horizonte (MG) por causa da leishmaniose. Um terceiro caso da doença foi confirmado na cidade.
A situação é considerada preocupante pela Secretaria Municipal da Saúde, principalmente porque desde outubro de 1996 não está sendo aplicado o inseticida que combate o transmissor da doença, o mosquito flebótomo.
Em Santa Cruz do Rio Pardo (375 km a oeste de São Paulo), duas pessoas foram contaminadas pela doença na zona urbana. Estão também sendo examinados outros seis casos suspeitos da doença.
O médico Brasil Zacura, 47, secretário da Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, afirmou que esses casos devem estar vinculados à cheia do rio Pardo, que atravessa a zona urbana, e teria facilitado a reprodução do mosquito.
Os sintomas são coceira e feridas no local da picada do mosquito. Se não houver tratamento, porém, o infectado pode ter lesões e até a destruição do nariz, orelhas, lábios e outros tecidos.

Texto Anterior: Garoto é morto em frente a escola
Próximo Texto: Grupo leva R$ 500 mil de apartamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.