São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Trilhas Urbanas' reúne coreografias

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Cooperativa Paulista de Bailarinos-Coreógrafos, formada em 1995 por 25 profissionais dispostos a conquistar espaços de trabalho, está ganhando um endereço permanente para seus espetáculos: o teatro Cultura Inglesa, localizado no bairro de Pinheiros.
A partir de hoje, a cooperativa inicia neste teatro o evento "Trilhas Urbanas", que consiste em uma série de apresentações, que se prolongará semanalmente até o mês de novembro, sempre às quartas-feiras.
A performance "Walkman", que começará às 20h30 no hall do teatro, inaugura o evento, com participação de vários integrantes da cooperativa.
Em seguida, já no teatro, será apresentado o primeiro programa do evento, que reúne as coreografias "Perséfone em Santos" e "Para Esquecer um Grande Amor".
Sofia e Eliana Cavalcante são as intérpretes de "Perséfone em Santos", concebida e coreografada pela própria Sofia que, na direção, contou com a colaboração de Carlos Martins.
Magia
Com toques surrealistas, esta peça desloca o mito grego de Perséfone, deusa da terra e da colheita, para um contexto urbano. Ao som de "Santos Football Music", do compositor Gilberto Mendes, a coreografia exalta idéias de germinação, latência e irrupção da primavera, uma vez que Perséfone, segundo a lenda, vivia parte do ano embaixo da terra, para garantir a fertilidade agrícola.
A peça que encerra o programa, "Para Esquecer um Grande Amor", é de autoria de Carlos Martins, que também dirige o espetáculo, interpretado por Soraya Sabino, Carla Barbisan e Rubi.
Com uma narrativa teatral inspirada em contos orientais, que ressaltam os elementos de magia e mistério, esta coreografia também inclui personagens que remetem ao universo dramatúrgico de Nelson Rodrigues.
Após uma segunda apresentação na próxima quarta-feira, este primeiro programa de "Trilhos Urbanos" será substituído no dia 19 de março pelo espetáculo "Espelho D'Água", de Vera Sala.
Para abril, estão confirmados três programas diferentes. "Not a Solo", de Marisa Godoy, estréia dia 2. No dia 9, o segundo programa do mês reunirá "Anjos Urbanos", de Raymundo Costa, "Opostos" e "V.O.P.A.T.", de Claudia Palma.
Dia 23 de abril, Helena Bastos estréia "Sopa de Serpentes", sob direção de Roberto Lage.
Como a maioria dos integrantes da cooperativa não possui elencos fixos, os espetáculos estão gerando um intercâmbio criativo entre os coreógrafos.
"À medida que descobrimos afinidades, participamos dos processos de criação dos diferentes coreógrafos da cooperativa, nas condições de intérpretes ou mesmo diretores", diz Sofia Cavalcante, acreditando que as atividades do grupo podem estimular o desenvolvimento da dança contemporânea em São Paulo.

Evento: Trilhas Urbanas, com a Cooperativa Paulista dos Bailarinos-Coreógrafos
Quando: de hoje até novembro, somente às quartas-feiras, às 20h30
Onde: teatro Cultura Inglesa (r. Deputado Lacerda Franco, 333; tel. 814-0100, região oeste de São Paulo)
Ingressos: R$ 10

Texto Anterior: Roteiro inédito do cineasta Buñuel é filmado na Espanha
Próximo Texto: Dede Fedrizzi capta nus primitivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.