São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro ainda não compensa comprar micro a crédito

Máquina fica defasada antes de terminar de ser paga

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento da oferta de crédito e dos prazos de pagamento está tornando os computadores cada vez mais acessíveis.
Redes de supermercados e lojas de departamentos oferecem hoje parcelamento em até 25 prestações mensais, prazo quatro vezes maior que o possível há um ano.
Mesmo assim, o financiamento ainda não é um bom negócio.
As taxas de juro cobradas para produtos de informática nas grandes redes de varejo têm oscilado entre 5,3% e 6,5% ao mês, muito altas para uma inflação mensal em torno de 1% e para os salários, que aumentam só uma vez por ano.
Se a compra for feita com cartão de crédito, o prejuízo será maior -as taxas do crédito rotativo variam de 8,3% a 15,50% ao mês.
Além de caro, o financiamento deve ser evitado em função da rápida obsolescência da máquina. Com os avanços tecnológicos dobrando a capacidade de processamento a cada ano, quem comprar um micro financiado em 24 meses vai ter uma máquina defasada um ano antes de acabar de pagá-la.
Por isso, prefira poupar um pouco mais, pechinchar e comprar à vista com desconto.
Verifique o preço à vista e o modelo de micro. Há quem coloque os defasados 486 em promoção -prefira investir em um Pentium de pelo menos 133 MHz.
(LR)

Texto Anterior: 'Flash' revoluciona animações na rede
Próximo Texto: Sistema trava o computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.