São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação do novo processador é simples e segura

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Pentium Overdrive MMX é do mesmo tamanho e é pino a pino compatível com chips Pentium (com exceção dos Pentium de 60 e 66 MHz).
Possui ventilador e dissipador acoplados à parte superior. Internamente, o Pentium Overdrive MMX funciona com 2,8 V -possui também um conversor de tensão de 3,3 para 2,8 V.
Os Pentium MMX requerem tensão de 2,8 V, nem sempre disponível em placas-mãe mais antigas. Placas mais modernas já vêm prontas para a substituição, podendo usar o MMX comum.
A instalação Pentium Overdrive MMX foi simples.
O soquete do processador era do tipo Zif (muito comum em micros Pentium), o que tornou bastante simples e segura a remoção e a inserção dos processadores: foi só levantar a alavanca ao lado do soquete para soltar o processador (no caso, um Pentium de 100 MHz).
Para instalar o Pentium Overdrive MMX, bastou colocá-lo sobre o soquete e baixar a alavanca, prendendo o chip no lugar.
Como o Pentium Overdrive MMX já vem com ventilador, o ventilador do antigo processador foi removido. Não foi necessário mudar "jumpers" ou alterar parâmetros no Bios.
Após ser ligado, o micro reconheceu a velocidade do novo processador (166 MHz). Por ser um micro novo, o Bios também reconheceu o tipo de processador.
O micro utilizado nos testes tem 16 Mbytes de memória, 256 Kbytes de cache, "Windows 95" e 1,7 Gbyte de disco.
Como era de se esperar, houve um sensível aumento no desempenho do processador, principalmente devido ao aumento da frequência (de 100 para 166 MHz).
As diferenças foram menores quando foram comparados, usando o programas de testes "WinCheckit PRO", um Pentium de 166 MHz normal com o Pentium Overdrive MMX de 166 MHz.
Nesse caso, o Pentium Overdrive MMX de 166 MHz teve desempenho pouco superior (em torno de 5%) ao do Pentium de 166 MHz. O programa usado não fez uso das extensões MMX do Pentium Overdrive de MMX em seus testes de multimídia.

Texto Anterior: Entenda o que é MMX
Próximo Texto: União de gigantes; Publicidade na ficção; Música via rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.