São Paulo, quinta-feira, 6 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criada planta que produz hemoglobina

VINICIUS TORRES FREIRE

VINICIUS TORRES FREIRE; VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A planta do fumo, modificada em laboratório, é capaz de produzir hemoglobina, uma proteína das células vermelhas do sangue.
É essa proteína que capta o oxigênio nos pulmões e o distribui pelas demais parte do organismo humano. É ela que completa o trabalho da respiração.
"Conseguimos que a planta do fumo produzisse uma quantidade pequena de hemoglobina. Estamos testando outros tipos de vegetais, que possibilitem maiores colheitas da proteína", disse à Folha a pesquisadora Josée Pagnier, co-autora do experimento.
O trabalho de Pagnier, Michael Marden e equipe, do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm) e da Universidade de Cézeaux, ambos da França, está sendo publicado na edição de hoje da revista científica "Nature".
A pesquisa francesa é parte de um esforço científico mundial para obter um substituto para o sangue humano natural. Isto é, um produto que possa ser obtido em larga escala, para dar fim à dependência de doadores e de bancos de sangue.
Alguns dos elementos do sangue, como a hemoglobina, já são utilizados na medicina. Atualmente, a hemoglobina necessária é retirada de estoques de sangue humano vencidos ou produzida em animais ou bactérias modificados em laboratório.
O problema da hemoglobina obtida desse modo é o risco de infecção (doenças seriam transmitidas junto com a proteína obtida) e a má qualidade do produto.
Os cientistas do Inserm e de Cézeaux decidiram então criar uma planta geneticamente modificada para produzir uma hemoglobina pura (veja quadro nesta página).
Receita de hemoglobina
A tecnologia básica para produzir uma planta ou animal modificado geneticamente se chama técnica do DNA recombinante ou engenharia genética. Esses seres modificados são chamados plantas ou animais transgênicos.
As proteínas, como a hemoglobina do sangue, são produzidas pelo organismo de acordo com as instruções contidas no DNA, uma fita em forma de espiral feita de genes. O DNA fica dentro de um cromossomo, o qual está localizado dentro do núcleo de todas as células da maioria dos seres vivos.
Para conseguir uma planta capaz de "saber" fazer hemoglobina, é preciso colocar genes humanos dentro do organismo vegetal.
Mas, para realizar essa tarefa, é preciso ainda "ensinar" o gene humano a se ligar aos genes da célula da planta.
As técnicas de engenharia genética permitem que se colem os genes humanos da hemoglobina a um gene vegetal, que "sabe" se ligar ao material genético da planta. Esse composto é chamado gene recombinante (leia texto abaixo).

Texto Anterior: Suíça propõe criar fundo
Próximo Texto: Entenda a técnica utilizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.