São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin admite crise e confirma mudança

Presidente parece saudável no Parlamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, anunciou oficialmente que prepara mudanças em seu gabinete, em uma tentativa de conter a crise econômica no país. Ieltsin interrompeu o seu período de convalescença de uma pneumonia para fazer o discurso anual sobre o estado da União.
Entre as propostas apresentadas por ele ao Parlamento está o equilíbrio orçamentário a partir de 1999. Para 1997, o Orçamento do país prevê um déficit equivalente a 3,5% do Produto Interno Bruto.
As mudanças no governo devem ser anunciadas nos próximos dias. Mas o primeiro-ministro Viktor Tchernomirdin indicou que elas devem incluir Anatoli Tchubais, chefe de gabinete de Ieltsin.
Segundo informações divulgadas esta semana, ele se tornaria uma espécie de coordenador do programa anticorrupção na Rússia. Ele pode também comandar reformar econômicas.
Em seu discurso, Ieltsin admitiu que o país passa por sérios problemas. Citou a queda na produtividade industrial e as dificuldades em incentivar investimentos.
Economistas elogiaram o discurso de Ieltsin, mais pelo controle que ele demonstrou dos assuntos de Estado do que pelas propostas.
Os problemas de saúde de Ieltsin (primeiro uma cirurgia cardíaca, depois uma pneumonia dupla) minaram sua confiabilidade. O discurso de ontem ajudou a melhorar sua imagem pública.
Analistas do mercado russo duvidam, porém, de uma perspectiva de solução a curto prazo. "Ele levantou várias questões, mas não não houve respostas", disse Roland Nash, que trabalha para a empresa Renaissance Capital.
Fogo na praça Vermelha
Logo depois do discurso, um homem de 60 anos tentou se suicidar pondo fogo nas próprias roupas, na praça Vermelha, ao lado do Kremlin (sede do governo russo).
A polícia disse que ele tentou suicídio devido a dificuldades financeiras. Apesar de ter queimaduras graves, ele não corre risco de vida.

Texto Anterior: Homem pode ser copiado logo, diz cientista
Próximo Texto: Estaleiro de Gdansk fecha e demite seus empregados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.