São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão do Congresso rejeita decisão sobre México

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA aprovou ontem por 27 votos a 5 resolução para incluir o México entre os países que não cooperam com o esforço para combater o narcotráfico.
A medida, que ainda precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado, tem efeito simbólico. Há uma semana, o presidente Bill Clinton resolveu manter o México entre os países que os EUA consideram seus aliados na luta contra as drogas.
A decisão de Clinton, que vai ao México em abril, foi tomada por pressão do Departamento de Estado, contra a opinião dos líderes do comando antidrogas e desagradou parlamentares dos dois partidos.
O autor da proposta aprovada ontem, Clay Shaw, da oposição, diz que ela "vai mandar uma clara mensagem aos nossos amigos no México sem interromper a ajuda e o comércio que temos juntos".
Se Clinton tivesse retirado o México da lista, os EUA teriam de adotar sanções econômicas contra aquele país. Shaw diz que isso não é necessário, mas que o México precisa saber da insatisfação nos EUA com seu desempenho.
(CELS)

Texto Anterior: Netanyahu pede apoio à retirada da Cisjordânia
Próximo Texto: Corte Suprema pode processar Bucaram; Belga confessa que matou menina em 92
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.