São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed fecha acordo com o Chile

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Fed (banco central dos EUA) celebrou ontem com a Superintendência de Bancos chilena o primeiro acordo de cooperação com um país latino-americano. O acordo foi assinado pelo ministro da Fazenda, Eduardo Aninat, e pelo diretor de Supervisão Internacional do Fed, William Ryback.
Aninat disse que o acordo permitirá avançar na internacionalização e supervisão da atividade bancária e financeira, contribuindo para coibir operações ilícitas.
Já o diretor do Fed sublinhou que esse é o terceiro convênio firmado pela instituição norte-americana com outro país. Os anteriores foram com Alemanha e Inglaterra.
Ryback disse ainda que o objetivo principal do acordo não é combater a "lavagem" de dinheiro, mas permitir a criação de uma rede de informação comum.
As negociações entre Chile e EUA visando o acordo tiveram início em 1995, colocando como objetivo a criação de um sistema consolidado de supervisão bancária em face dos avanços da globalização nos mercados financeiros.
O acordo poderá facilitar também as conversações que ainda estão em andamento sobre a inclusão do Chile ao Nafta.

Texto Anterior: Brasil e EUA divergem sobre a Alca
Próximo Texto: Espanha investe mais nos latinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.