São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Arquivo confidencial; Aplauso e vaias; CPI do Mercosul; Sem inocência; Último a saber; Múltiplos vetos; Os três amigos; Um sonho a mais; Jogo pesado; Única chance; Casca de banana; Pedra no caminho; Comparação forçada; Justiça padrão; Chapa pronta; Visita à Folha

Arquivo confidencial
Líderes governistas dizem que Eduardo Jorge (Secretaria Geral da Presidência) é quem mais escuta conversas importantes em Brasília. Mas ele só conta o que ouve para poucas pessoas.

Aplauso e vaias
Ao inaugurar linha de montagem da Ford, amanhã, FHC não verá apenas uma faixa de parabéns. Metalúrgicos preparam o protesto "ABC não rima com FHC". Contra a reforma da Previdência e o desemprego.

CPI do Mercosul
Uma delegação do congresso paraguaio chega a Brasília até o final do mês. Para articular com seus colegas da CPI dos Precatórios uma ação conjunta contra a lavagem de dinheiro, feita por doleiros a partir da fronteira.

Sem inocência
A reaproximação com o Planalto não fez Paulo Maluf perder uma certeza: a de que continuará sendo maltratado por amigos do presidente (leia-se Serjão). Com apoio velado de FHC.

Último a saber
O senador José Fogaça (RS) sofreu um veto duplo de Antônio Britto. O governador gaúcho não o quis em nenhuma das pastas que cabem ao PMDB no ministério (Justiça e Transportes). Fogaça diz não acreditar nisso.

Múltiplos vetos
Primeiro ato de Sarney ao pôr os pés no Senado, após retorno do exterior: negar que tenha indicado o senador Fernando Bezerra (PMDB-RN) para o Ministério dos Transportes.

Os três amigos
Inocêncio Oliveira, líder do PFL na Câmara, deu um efusivo abraço ontem em José Aníbal, ex-líder do PSDB. Ao lado de Inocêncio estava Benito Gama, cujo cargo, de líder do governo, é pleiteado pelos tucanos.

Um sonho a mais
Para acomodar suas diversas facções, setores do PMDB estão reivindicando mais um ministério. O alvo é o da Agricultura, que está com o PTB. É difícil: além de mexer com os mineiros, FHC abriria o flanco para o PFL.

Jogo pesado
O malufismo já avisou aos vereadores que apóiam Pitta que quem votar pela criação de CPI para apurar emissões de títulos paulistanos vai perder os cargos na prefeitura. Especialmente nas administrações regionais.

Única chance
A oposição a Pitta na Câmara paulistana prepara campanha de rua com entidades da sociedade civil. Só assim acha que aprova a criação de CPI para investigar emissão de títulos municipais.

Casca de banana
Em um cochilo do governo, Sarney Filho ajudou a oposição a aprovar ontem na Comissão de Orçamento a convocação para Kandir (Planejamento) depor sobre a privatização da Vale.

Pedra no caminho
O governo pode ter problemas para aprovar o projeto que cria o contrato temporário de trabalho, que tramita no Senado. Revê-lo é a prioridade do bloco de esquerda, que ficou com a Comissão de Assuntos Sociais.

Comparação forçada
O PT quer pôr, em frente à Fazenda São Domingos no Pontal (SP), uma réplica do monumento de Oscar Niemeyer em homenagem às vítimas do massacre de Eldorado do Carajás. Domingo, o partido faz ato no local.

Justiça padrão
A Procuradoria do Meio Ambiente paulista finaliza um modelo padrão de ação civil pública para exigir o cumprimento da lei que destina 20% das área rurais às matas nativas. É a prioridade do órgão a partir de maio.

Chapa pronta
A nova Executiva paulista do PFL deve ficar pronta esta semana. Romeu Tuma fará parte dela, mas não na presidência, que deve ficar com Cláudio Lembo, assessor especial de Marco Maciel. Antônio Cabrera fica de fora.

Visita à Folha
O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Ricardo Tripoli (PSDB), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do diretor do Departamento de Comunicação da Assembléia, Fernando Coelho.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Valdemar Costa Neto, sobre manobra capitaneada por Serjão para tirá-lo da liderança do PL na Câmara:
- FHC e os ministros tucanos são os generais da Sorbonne.

Próximo Texto: Revolução industrial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.