São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina discute imposto único

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Iniciou-se ontem na Argentina um debate sobre o sistema tributário que coloca em primeiro plano a unificação de impostos sobre empresas pequenas e médias, como já ocorreu no Brasil recentemente. Dirigentes de entidades empresariais de todo o país pronunciaram-se na Câmara de Deputados em favor de um imposto único para o setor.
Ao mesmo tempo, os empresários rejeitam o projeto do governo de tributar as devoluções de impostos recebidas pelo setor. A manifestação empresarial ocorreu em sessão da Comissão de Economias Regionais, presidida pelo deputado Ricardo Barrios Arrechea, da oposição radical.
O governo argentino já estuda a implementação de um sistema de imposto único com o objetivo de simplificar o sistema tributário. O Ministério da Economia, entretanto, opõe-se à unificação para as empresas médias. Os empresários reivindicam ainda que a reforma tributária inclua também as contribuições previdenciárias e o imposto de renda, além do imposto sobre valor adicionado e o imposto sobre faturamento.
Pressionam o governo a Coordenadora de Atividades Mercantis Empresariais (CAME), a Confederação Geral Econômica (CGE), o Conselho Argentino da Indústria (CAI) e a Federação Econômica de Buenos Aires (FEBA).
As entidades argumentam que a unificação criaria empregos, atingindo 1,5 milhão de empresas e cerca de 2 milhões de autônomos.

Texto Anterior: Covas lança câmara do ABC
Próximo Texto: Alemanha e França fazem 'euro-acordo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.