São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood aposta nos filmes da primavera

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Brad Pitt e Harrison Ford juntos num filme de ação e suspense; Al Pacino fazendo dupla com Johnny Depp na adaptação para o cinema da história real de um policial que se infiltra na Máfia; Van Damme encontra o astro do basquete Dennis Rodman como agentes da CIA; a beldade Liv Tyler volta como a adolescente de uma cidade do interior nos anos 50.
Tudo isso e mais 86 novas produções estão chegando às telas dos cinemas norte-americanos em um "pacote" que leva o nome da estação que está chegando no hemisfério norte: a primavera.
A temporada, que tradicionalmente é a mais "fraca" em termos de quantidade de lançamentos de superproduções, parece estar sendo revigorada neste ano.
É que os filmes que entram em cartaz durante a primavera carregam a característica de chegar ao mercado em um momento marcado pela entressafra: os períodos pós-Oscar (que será entregue no dia 24) e o anterior ao verão, onde ocorrem os grandes lançamentos.
Geralmente, a produção cinematográfica dos Estados Unidos acaba dividida em dois grandes blocos. Durante o verão (meses de junho, julho e agosto) são lançados os blockbusters. Em 96 foram "Independence Day", "Twister" e "Missão Impossível".
Para este ano, por exemplo, duas das produções programadas são "Batman & Robin", dirigido por Joel Schumacher, com elenco estelar formado por George Clooney, Uma Thurman e Arnold Schwarzzenegger, e o épico "Titanic", que contará a história do naufrágio mais famoso de todos os tempos.
O segundo período considerado "nobre" para lançamentos é o outono-inverno. Durante o final do ano, os estúdios liberam todas as produções que tem aspirações a concorrer ao Oscar.
Em 97, no entanto, grandes orçamentos, estrelas de Hollywood e aspirantes a campeões de bilheteria estarão nos cinemas já durante a primavera que chega.
Além dos citados acima, os norte-americanos verão o novo filme com Jim Carrey -o homem mais bem pago do cinema-, além de Val Kilmer encarnando "O Santo", personagem criado por um escritor inglês no final da década de 20, ao lado de Elisabeth Shue ("Despedida em Las Vegas").
Para quem prefere se guiar por diretores, a temporada tem o novo David Lynch ("Lost Highway"), a volta de Alan Pakula ("Inimigo Íntimo"), Clint Eastwood ("Absolute Power", onde também atua), e Bille August ("Senhorita Smila e o Sentido da Neve").

Texto Anterior: Filme é um grande tédio
Próximo Texto: Conheça alguns dos principais lançamentos da temporada nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.