São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austrália faz 'bezerro em série'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores australianos criaram mais de 400 possíveis clones de bezerros a partir de embriões e dizem que este é o primeiro passo para a produção de rebanhos idênticos, segundo a edição de hoje da revista "New Scientist".
Eles não usaram a mesma técnica empregada na ovelha Dolly, isto é, com célula de um animal adulto, mas uma tecnologia mais antiga que envolve a duplicação de embriões.
Mas Alan Trounson, da Universidade Monash (Victoria, sudeste da Austrália), disse à revista que os cientistas podem usar o método dos escoceses que criaram Dolly. "Desenvolvemos um processo de produção para criar embriões geneticamente idênticos", disse Bernie Harford, do instituto Genetics Australia, que trabalha com o grupo de Trounson.
Os pesquisadores produzem embriões de bezerro usando uma tecnologia comum de tubo de ensaio e deixando-os crescer por um tempo até se tornar um grupo de células chamado blastócito. Eles então separam as células e fundem-nas com ovos que têm seus núcleos removidos para criar novos embriões.
Esses embriões crescem e são separados várias vezes, até criar um linhagem de pequenos clones -470, pelo menos.
Nenhum dos clones australianos foi ainda implantado em um vaca e transformado em um feto, muito menos em um bezerro. Os pesquisadores escoceses criaram já seis ovelhas usando este método.

Texto Anterior: Clonagem humana é inaceitável, diz Wilmut
Próximo Texto: Bactéria mata 2 nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.