São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas dão mais abonos, diz pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm optado por conceder algum tipo de abono que não seja incorporado aos salários de seus funcionários, em vez de optar pelas antecipações.
Essa é a conclusão da Pesquisa de Antecipação Salarial, feita mensalmente pela consultoria Arthur Andersen junto a empresas localizadas naquelas três capitais do país.
As empresas incorporam aos salários apenas parte dos abonos, em percentuais livremente negociados com os sindicatos dos trabalhadores. Estes, segundo a pesquisa, têm sido menos atuantes pelo fato de que não há mais lei obrigando repassar a inflação integral aos salários.
A consultoria diz que não existe, por parte das empresas, grande preocupação com a reposição integral da inflação na data-base, nem tampouco em repassar esta defasagem periodicamente como antecipação salarial a seus empregados.
A pesquisa da Arthur Andersen revela que em fevereiro deste ano as empresas não se posicionaram de forma agressiva quanto a antecipações salariais. No Rio, principalmente, nenhuma empresa consultada deu antecipação no primeiro bimestre do ano.
Em São Paulo, apenas 1,3% das empresas consultadas deram antecipação, ainda assim em percentual mínimo: 1%, contra 4,39% em janeiro.
Em Porto Alegre, 1,92% das empresas deram antecipação média de 2% em fevereiro (nada em janeiro), segundo a pesquisa.

Texto Anterior: Ganho real é de 42% desde 91
Próximo Texto: Excel Econômico criou mais tarifas, diz BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.