São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhóis propõem um centro para os investimentos latinos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (Ceoe), José Maria Cuevas, apresenta hoje em Barcelona o "Centro de Promoção de Investimentos na Iberoamérica", cujo objetivo é promover investimentos na América Latina.
A apresentação do centro, criado pela Ceoe, coincide com a reunião anual em Barcelona da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo início está previsto para a próxima segunda-feira. Ontem começaram os seminários prévios ao evento.
Segundo a organização empresarial espanhola, o centro vai atuar de forma permanente sobretudo na promoção dos investimentos espanhóis na região.
Além de um escritório na sede da Ceoe em Madri, o Centro de Investimentos conta com uma rede de consultores em vários países, além da colaboração da Associação de Cooperação Empresarial União Européia - América Latina.
Fontes da organização afirmam que as relações entre a União Européia e a América Latina começam a novamente ganhar profundidade depois que a UE perdeu a posição de principal "sócia" da região, nos anos 80.
Os Estados Unidos e o Japão deslocaram a UE, aumentando o comércio com a região em 139% e 98%, respectivamente, desde a década passada. Os principais destinos dos investimentos europeus nessa nova fase têm sido Brasil, Argentina, México, Peru e Chile. A Espanha é o principal investidor europeu na região.

Texto Anterior: Oracle prevê rápida expansão no Brasil
Próximo Texto: Enap lucra US$ 121 mi em 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.