São Paulo, sábado, 15 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espetáculo traduz alma brasileira

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

O grupo de Barbacena Ponto de Partida estréia hoje em Curitiba uma ópera popular sobre a alma do povo brasileiro.
Inspirado na obra de João Ubaldo Ribeiro, o espetáculo "Viva o Povo Brasileiro" é o resultado de quatro meses de pesquisa do Ponto de Partida e tem quatro grandes emblemas, segundo a diretora Regina Bertola.
O primeiro é a relação que o brasileiro tem com o que é sagrado. "O brasileiro é o povo capaz de falar 'Viva Nossa Senhora Aparecida' e depois cantar o canto de Ogum. Mostramos essa diversidade", disse.
Também estará presente a característica social do brasileiro e, claro, a malandragem. O Carnaval e o futebol também entrarão em cena. A idéia do Ponto de Partida é conduzir o espectador por meio da música. "O espetáculo instiga a emoção, a memória do público. Ali, pouco se fala e muito se canta", disse Regina.
Cantos africanos, indígenas, religiosos, folclóricos e de MPB armam o mosaico musical que estrutura "Viva o Povo Brasileiro".
Brincantes entram em cena como arlequins que são meio cantadores, meio artistas. "Eles são seres encantados que cantam a alegria. Às vezes falam sério, mas depois se descobre que era tudo mentira."
Com humor e poesia, o grupo buscou referências sobre o nascimento do brasileiro também nos textos de Darcy Ribeiro e Roberto da Matta.
(DR)

Texto Anterior: "Auto do Rico" apresenta Romançal
Próximo Texto: 'Viúva' tem até uma caolha!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.