São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
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Saiba como instalar um DDR no condomínio

- O que é?
DDR é a sigla para "Discagem Direta por Ramal". É um serviço vendido pela Telesp para condomínios. Uma linha telefônica atende, em média, a dez usuários ao mesmo tempo. Cada apartamento tem um número exclusivo. Uma central distribui as chamadas e separa as contas individuais

- Como instalar
1 - Contate uma empresa especializada em sistemas de telefonia ou compre o sistema diretamente na Telesp
2 - É necessária uma inspeção técnica para checar a capacidade da rede interna do edifício e região (cabeamento da rua, ramificações no prédio, etc.)
3 - Faça uma reunião de condomínio para fechar o número de adesões ao sistema. Algumas empresas exigem um número mínimo de "assinantes"
4 - Deve ser criada uma associação dos proprietários -exigida por lei-, que vai ser a dona efetiva das linhas e da central telefônica
5 - Para a instalação do sistema, é necessária uma central telefônica, vendida por empresas especializadas
6 - A administradora dos serviços deve fazer uma reunião para explicar o funcionamento do sistema aos usuários

As taxas giram em torno de R$ 15 mensais por usuário e cobrem manutenção e administração

Vantagens
. Preço: de R$ 600 a R$ 800 por usuário, em média*. Uma linha convencional no mercado custa de R$ 2.000 a R$ 4.000
. Serviços agregados: despertador, interfone do condomínio, bloqueio de ligações externas ("não perturbe"), rechamada**, transferência de chamada, caixa postal, conferência
. Tempo de espera: demora até 60 dias para a instalação, desde que a Telesp tenha o sistema disponível para a região

Desvantagens
. Limitação de venda: a linha só pode ser comercializada dentro do condomínio
. Uso: somente um usuário entre dez assinantes pode usar o sistema de cada vez. Ligações demoradas, por exemplo, causam congestionamento nas linhas

* A Equitel, por exemplo, cobra somente mensalidade, em torno de R$ 25. A compra da DDR fica a cargo do condomínio, e a central é locada pela empresa
**rechamada: o sistema refaz a chamada automaticamente, no caso de congestionamento na hora de discar; transferência: o usuário pode transferir as chamadas de seu apartamento para outro local do condomínio que faça parte do sistema (o telefone do apartamento pode chamar no salão de festas, por exemplo)
Fonte: Empresas

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