São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Quanto preconceito!; A 'sabe-tudo'; Cadê o futuro?; Legalização da maconha; A 'sábia'; Seja coerente; Fãs do U2; Aos desclonados

Leitora que arrasou com Legião Urbana e Renato Russo provoca 117 cartas de protestos; aqui vai uma pequena amostra

Quanto preconceito!
"Como 'decoro' esse caderno, fui obrigado no dia 10 de março a ler a carta de Mariana Silveira. Quanto preconceito para uma jovem no fim do milênio! Além de o Legião ser o símbolo de uma geração, o fato de Renato Russo ser gay não interferiu em nada. Foi um grande poeta e sem dúvida um grande cantor. Quanto às drogas, isso é opção de cada um. Respeito o fato de Mariana não gostar do Legião, mas não aceito o fato de ela não respeitar aqueles que, como eu, têm o Legião como a maior banda nacional. E são pessoas preconceituosas como Mariana que farão o futuro do Brasil um lixo."
Daniel Marcusso Marques, 18 (São Paulo, SP)

A 'sabe-tudo'
"Para a nossa querida 'sabe-tudo' Mariana Silveira, de Poá, SP. Respondendo às suas perguntas feitas no Folhateen de 10/3: Nossa! Fiquei admirado em saber que existe uma pessoa tão perfeita. Já pensou se todos fossem idênticos a você? -que chato seria viver. Ainda bem que você é exclusividade, e que a maioria das pessoas são como você diz: idiotas e estúpidas, mas com Q. I. suficiente para entender as letras das músicas de um verdadeiro 'poeta' como Renato Russo, que realmente sabe expressar o que todos os jovens (com exceção de você) sentem e teve coragem suficiente para gritar ao mundo os seus pensamentos sem se preocupar com as pessoas tão sábias quanto você.
Olha, seria uma honra para mim possuir toda a coleção dos discos da Legião, assim eu poderia me sentir um idiota e estúpido completo (como você acha). O que é ser inteligente para você? É ser amarga? Preconceituosa? Ainda bem que faço parte dessa juventude estúpida e inútil. E graças a Deus a nossa geração Coca-Cola fará desse faroeste caboclo um mundo melhor para viver. Um mundo de jovens que sabem o que quer, que pensam e principalmente que sabem apreciar uma boa canção. Não uso drogas, mas se um dia me achar obrigado a subir em montanhas longínquas e escuras à procura de cogumelos é porque o mundo não entende e nem merece a minha lucidez. Afinal, o mundo anda tão complicado, pois ainda existem pessoas como você."
Ricardo Pereira da Silva (Itaquaquecetuba, SP)

Cadê o futuro?
"Hoje, para conseguir um emprego legal, a pessoa no mínimo deve estar em um curso universitário. Mas como uma pessoa pode estudar se não tem um emprego para ajudar a família e sustentar os estudos? E então quer dizer que o colegial já não está servindo para nada? O pior dessa história toda é que quando éramos crianças ouvíamos falar que seríamos o futuro do amanhã. Tudo bem, o amanhã acabou chegando, mas cadê o futuro?"
Karina Zanzini, 18 (Mombuca, SP)

Legalização da maconha
"Escrevo para criticar o Planet Hemp. A maconha é uma droga que faz mal como qualquer outra, deve ser impedida e não legalizada."
Hegle da Silva, 13 (São Paulo, SP)

A 'sábia'
"Eu queria responder à 'sábia' Mariana Silveira, de Poá, SP. Primeiro porque eu ouço com orgulho todas as músicas que o homossexual e drogado Renato Russo compôs. Não importa suas preferências sexuais ou seu comportamento em relação às drogas. E, segundo, não é por isso que eu também tenha de ser um gay (como ela se referiu) ou tenha de me drogar.
Não tenho dúvidas em dizer que sou homem e também que nunca usei nem jamais usarei drogas!!! A geração inútil a que ela se referiu é a desses jovens que não têm o que fazer senão fazer críticas a alguém consagrado pelos jovens, pela mídia e grandes mestres musicais. Alguém que ficou quase 15 anos nas paradas de sucesso e vendeu mais de 5 milhões de discos... Se são esses os nossos salvadores da pátria, que tal 'celebrarmos a estupidez humana, a estupidez de todas as nações. O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões...'
Saúdo a Orlando Berti de Picos, PI. São mais jovens como ele que nosso país precisava para garantir um futuro decente para todos nós brasileiros."
Anderson Motizuki (Guararapes, SP)

Seja coerente
"Mariana, entendo que para você, Legião e Renato Russo, esse homossexual e drogado como você mesma disse, digam besteiras em formas de músicas. Afinal, quando o Legião Urbana começava, você nem projeto de vida ainda era! E com certeza não viveu, como muito jovens daquela época dos 80, a verdadeira explosão do rock brasileiro.
E graças a esse lixo que você citou, junto com Gang 90, Akira S., Capital Inicial, Ira! Titãs, surgiram bandas como Raimundos, Pato Fu e afins (eu sei que você nunca ouviu falar de Gang 90, Akira S...). Muito mais do que simples letras e 'um tom musical repetitivo' (plagiando suas palavras), existem idéias profundas, que vão além daquilo que se vê (se é que você enxerga alguma coisa). Mariana, seja coerente, comente sobre Shakira (sic!), Viper, Raimundos, Os Ostras e sobre o que você conhece. Às vezes, calar é muito melhor que falar demais. Saia desse seu mundinho medíocre em que vive e abra sua mente, seu coração. Cresça (isso é fundamental), entenda, ouça... A vida é muito mais do que aquilo que você escreveu."
Shuiti Sakano, (São Paulo, SP)

Fãs do U2
"O que nos fez escrever foi o fato de os críticos de música só criticarem a banda U2 por causa do seu novo álbum 'Pop'. Não existe nada demais em as pessoas mudarem um pouco e evoluírem. Os críticos deveriam saber que a banda tem maneiras diferentes de tocar.
Antes de criticar, é melhor ver se os fãs estão contentes com o novo álbum ou não. Isso já aconteceu com 'Pride', os críticos não gostaram, e o público adorou. É esperar para ver! Deixamos um endereço para que os fãs (ou não) nos escrevam."
Renatinha e Luciana (r. Dr. Domingos Guedes Cabral, 213, apto 3, CEP 02422-190, São Paulo, SP)

Aos desclonados
"Abriremos um jornal no ano 2025 e veremos o seguinte anúncio:
Vendem-se 200 clones humanos, o lote ou por unidades. São altos, loiros, olhos azuis, sexo masculino e de procedência norte-americana. Faixa etária de 25 anos, com pedigree genético altamente selecionado e certificados de garantias -por unidade!- em dia.
Maiores informações pelo cyber - nets....
Impossível? Tão possível e natural como era abrir um jornal no começo do século e ler o seguinte anúncio:
Vende-se um casal de negros jovens e saudáveis sem cria. Com certificados de garantia expedidos pela 'corôa'. Motivo mudança.
Como vedes, na natureza nada se cria, tudo se copia. Por favor, publiquem o meu endereço. Gostaria de saber a opinião dos desclonados."
Pedro Pinto da Silva (av. Robert Kennedy, 3.165, CEP 09860-000, São Bernardo do Campo, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, sua idade, endereço e telefone.

Próximo Texto: Camisinha fica mais poderosa quando usada com espermicida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.