São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa amanhã primeiro campeonato

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mulher não entra em campo por esporte, só para se divertir. As craques que enfrentam amanhã os jogos do primeiro campeonato paulista de futebol feminino têm muita garra, além de paixão.
Driblaram e ainda driblam preconceitos machistas de arrepiar. Algumas eram o Joãozinho da turma. Ganharam esse apelido na infância de tanto bater bola. Outras romperam laços afetivos, com o pai ou o namorado. Tudo em nome da bola.
O Paulistana 97 é o primeiro campeonato de futebol feminino reconhecido pela Federação Paulista de Futebol. Reúne oito times (Portuguesa, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras e equipes da USP, do Mackenzie e da São Judas/Juventus).
Os times foram apresentados ao público no último dia 9, no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo, no chamado Torneio Início.
O Folhateen estampa aqui as promessas entre as novas jogadoras dos quatro times semifinalistas do torneio.
As futuras romárias têm histórias parecidas: começaram a jogar com o irmão, primo ou amigo, enfrentaram piadinhas infames e elegem o futebol como a coisa mais importante da vida.
"Não há emoção maior do que jogar", diz a craque Talita Marsaioli, 15, ponta-esquerda do São Paulo.
O objetivo dessas meninas é conseguir viver do futebol. Todas sonham com a seleção e não se imaginam em outra profissão.
"As mulheres têm uma importância inegável no mercado. Já estão até pilotando a Discovery. O último limite era o futebol", diz Ademar Jr., técnico do Corinthians.
Para Manoel Maria, técnico do Santos, o campeonato vai abrir um novo campo de trabalho para as mulheres. "Assim como o rapaz, a menina vai ter o direito de sonhar com a carreira no futebol."
Ele arremata: "Quero ver daqui a 30 anos uma criança falar: 'Minha mãe foi uma excelente meia-esquerda do Santos'".
Os jogos da primeira rodada acontecem amanhã e quarta-feira, no Estádio do Ibirapuera (rua Manoel da Nóbrega, 1.361, Jardim Paulista). A entrada é gratuita.
Amanhã, às 18h45, o São Paulo enfrenta a equipe do Mackenzie. Depois, às 21h, é a vez do Palmeiras enfrentar a Portuguesa. Esses dois jogos serão transmitidos ao vivo pela TV Bandeirantes para todo o país. Na quarta (19/3), jogam Corinthians e USP, às 18h45. Santos e São Judas/Juventus se enfrentam às 21h.

Texto Anterior: Festival revelou Sandra de Sá
Próximo Texto: Técnico identifica TPM como problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.