São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Qualquer um pode ter diabetes, com ou sem a doença na família

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Posso ter diabetes mesmo sem história da doença na família? Como é feito o exame?"
resposta
Qualquer pessoa pode ficar diabética mesmo sem ter parentes com a doença. Existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 (ou diabetes juvenil) atinge mais crianças e jovens e não tem herança genética, ou seja, qualquer pessoa pode ter a doença. O tipo 2 (ou diabetes do adulto) tem um componente mais hereditário. Os especialistas ainda não sabem muito bem o que causa a doença nos jovens. Provavelmente, um tipo de vírus associado a uma resposta exacerbada do sistema de defesa da pessoa acaba levando à destruição das células do pâncreas que produzem a insulina.
A insulina é o hormônio que "abre a porta" das células ao açúcar -principal combustível para o corpo. Sem insulina, o açúcar fica "passeando" pelo sangue, e as células têm de correr atrás de outros combustíveis. Como consequência, a pessoa pode perder peso, ter sede, urinar muito e se sentir mal.
O diabetes tipo 1, em geral, só é compensado com o uso diário de várias injeções de insulina.
O exame mais simples é feito por meio da dosagem da taxa de glicose (açúcar) no sangue -chamado glicemia de jejum. Se esse exame vier muito alterado, é sinal de que você pode estar com a doença. Checar a presença de glicose na urina também dá uma dica importante. Mas, em vez de ficar quebrando a cabeça, se você suspeita que tem diabetes ou está com sintomas sugestivos, é uma ótima marcar consulta com um médico.

Texto Anterior: Quem são os sortudos que vão ao Deep Purple na faixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.