São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catedrais simbolizam arquitetura do país

ROBERTO DE OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL

É impossível passear pela Finlândia sem ficar encantado com suas monumentais igrejas, símbolos religiosos e arquitetônicos do país, o terceiro maior reduto do luteranismo no mundo.
Quase 90% dos finlandeses pertencem à Igreja Evangélica Luterana. A maioria das crianças é batizada e crismada nessa igreja.
Em Helsinque, duas catedrais, a Luterana e a Ortodoxa, são pontos obrigatórios.
Suas arquiteturas, cada uma com suas características específicas, chamam a atenção do visitante em diversos pontos da cidade.
Uma das mais belas igrejas luteranas da Finlândia é a catedral de Turku, que fica a cerca de 165 km da capital, Helsinque. Principalmente por sua história.
Turku, uma das cidades mais antigas da Finlândia, foi capital do país até 1812. Tem cerca de 160 mil habitantes.
Marco histórico da arquitetura finlandesa, a catedral foi construída em madeira há cerca de 700 anos. No final do século 13, teve sua base reerguida em pedra.
Devido a vários incêndios, sendo o principal deles em 1827, a catedral sofreu várias alterações arquitetônicas. A principal restauração aconteceu em 1830.
No século 15, a catedral luterana de Turku ganhou capelas laterais, que depois se tornaram altares funerários, onde foram enterradas diversas personalidades públicas e religiosas.
Museu
Há ainda um museu dentro da igreja com obras medievais, que ajudam a contar a história do luteranismo no país.
A torre da catedral, com mais de cem metros de altura, é um símbolo da igreja e da cidade, orgulho da população finlandesa.
Atualmente, há cerca de 600 paróquias luteranas com cerca de 4,5 milhões de fiéis pela Finlândia.
As paróquias têm autonomia financeira e operacional. Elas têm o direito, por exemplo, de levantar impostos que são cobrados pelas autoridades civis juntamente com outros tributos.
As pessoas que não pertencem às igrejas Luterana ou Ortodoxa não pagam esses impostos eclesiásticos.
(RO)

Texto Anterior: Finlândia tem 70% da área em florestas
Próximo Texto: Motoneve atinge velocidade de 170 km/h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.