São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU lança plano para conter a crise

Corte atinge US$ 123 mi

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o ganense Kofi Annan, apresentou ontem um projeto para reestruturação da entidade que prevê corte de US$ 123 milhões no orçamento para os anos de 1998 e 1999.
O plano também estabelece a extinção de mil cargos e a redução dos gastos administrativos. Atualmente, 38% do orçamento da ONU é usado para o custeio da administração.
Annan quer reduzir esses gastos em um terço e destinar os recursos para programas de natureza econômica e social.
O plano prevê ainda a criação de um Código de Conduta para os funcionários da ONU. Entre outras coisas, o código estabelecerá critérios para avaliação de eficiência e exigirá que ocupantes de altos cargos divulguem seus bens.
O antecessor de Annan à frente da Secretária Geral, o egípcio Boutros Boutros-Ghali, já havia admitido que a entidade passa por uma grave crise financeira. Ele queria que os EUA pagassem sua parte em atraso.

Texto Anterior: Carro-bomba mata 4 e fere 30 na Argélia; Clinton vai trabalhar de cadeira de rodas; ONU apresenta plano para cortar gastos; SIP alerta contra ameaças a jornalistas
Próximo Texto: México prende general ligado ao narcotráfico; Soldados se rendem na 3ª maior cidade zairense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.