São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nemtsov é virtual presidenciável

DA "REUTER"

Boris Nemtsov, 37, é o "garoto de ouro" da reformas econômicas russas e um potencial candidato para suceder Boris Ieltsin no Kremlin no ano 2000.
Uma pesquisa divulgada em dezembro do ano passado o colocou em quarto lugar entre os políticos russos mais confiáveis.
"Você pode apostar nele para presidente", disse há três anos Ieltsin sobre o governador da região de Nijni-Novgorod.
Nemtsov retribuiu o elogio: entrou para a equipe da campanha de reeleição do presidente, rejeitando convites de outros liberais que queriam formar uma frente unificada anti-Ieltsin.
Ele talvez seja mais conhecido pelo episódio em que despejou um copo de suco sobre o neofascista Vladimir Jirinovski, em um programa ao vivo da TV russa.
Sua carreira política está intimamente associada a Nijni-Novgorod (400 km a leste de Moscou). Lá ele se formou, trabalhou como engenheiro e entrou para a política.
Em 1991, foi indicado pelo próprio Ieltsin para o governo. Foi eleito pela primeira vez em 1995 e reeleito no outono passado.
Sob a administração do amante do tênis Nemtsov, Nijni-Novgorod, conhecida por sua produção de carros, foi a primeira região russa a leiloar pequenas lojas e negócios estatais e a vender aos motoristas operações que eram de responsabilidade do governo.
Hoje, a região é vista por ocidentais como modelo de administração para o restante da Rússia.

Texto Anterior: Ieltsin dá mais poder aos reformistas
Próximo Texto: Comissão da UE desembarca na Albânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.