São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deep Purple mostra cansaço

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O grupo inglês Deep Purple encerra a sua extensa turnê brasileira respondendo às dúvidas de fãs surgidas no início do giro: o que esperar da banda, fundada há 30 anos, que agora tem mudanças no estilo graças à entrada de um novo guitarrista?
O Deep Purple está longe de seus melhores dias, e isso ficou demonstrado na turnê brasileira, mas a banda deu ao público o que ele desejava: honestidade e vontade.
Os músicos -Ian Gillan (vocais), Roger Glover (baixo), Jon Lord (teclados), Ian Paice (bateria) e Steve Morse (guitarra)- quase todos na faixa dos 50 anos, demonstraram cansaço na apresentação de anteontem no Olympia.
Mesmo assim, em alguns momentos surpreenderam o público. O Deep Purple hoje é uma banda mais alegre que a dos últimos anos, quando o guitarrista Ritchie Blackmore comandava o grupo.
No Brasil, os cinco músicos mostraram descontração e pique, ao contrário das apresentações da turnê "The Battle Rages On", em 1993, registrada no fraco CD "Come Hell or High Water".
A entrada de Steve Morse no lugar de Blackmore trouxe duas consequências imediatas. A primeira: cresce a participação dos outros instrumentos no show, principalmente os teclados de Lord, excelente músico, que teve atuação destacada.
A segunda: as músicas têm menos peso na guitarra, com solos mais velozes, longos e virtuosos.
O Deep Purple surpreendeu ao abrir o show com "Hush", clássico do início de carreira, emendando a seguir a furiosa "Fireball".
A partir daí, os grandes hits desfilaram, como "Black Night", "Speed King", "Woman From Tokyo", "When a Blind Man Cries", "Highway Star" e "Perfect Strangers". Entre as músicas novas, a balada "Sometimes I Feel Like Screaming".

Texto Anterior: Jorge Ben Jor diz que quer levar teclado ao evento percussivo
Próximo Texto: Góes quer o palco próximo da platéia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.