São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV exibe filme de Spielberg sobre campos de concentração

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

GNT apresenta hoje "Sobreviventes do Holocausto"

TV exibe filme de Spielberg sobre campos de concentração
O canal de TV paga GNT apresenta hoje, às 21h, um programa de impacto garantido: o documentário "Sobreviventes do Holocausto", produzido e supervisionado por Steven Spielberg.
O filme, com uma hora de duração, é uma espécie de amostra do megaprojeto "Survivors of the Shoah" ("shoah" é a palavra hebraica para "holocausto"), que Spielberg concebeu quando estava dirigindo "A Lista de Schindler".
A idéia do projeto é registrar os depoimentos de 40 mil sobreviventes do nazismo e transformá-los em material educativo. Já foram ouvidas 25 mil pessoas pelo mundo afora, 150 delas no Brasil.
No documentário, falam uns 15 sobreviventes escolhidos a dedo: são judeus de países da Europa, que passaram parte da sua infância e juventude em campos de concentração nazistas.
Não há narração no documentário, nem textos explicativos.
Ilustrando os depoimentos, apresentam-se imagens de arquivo: filmes, fotos, gravuras e todo tipo de objeto que remete à vida dos entrevistados antes da guerra e ao horror do Holocausto.
Os trechos mais pungentes são aqueles em que os entrevistados narram detalhes de sua experiência. Um homem lembra que ele e o pai economizaram migalhas de pão durante várias semanas sonhando com a viagem de volta para casa -e acabaram trocando-as por um livro de orações.
Como diz Spielberg no final, não é de números que se trata ali, mas de pessoas de carne e osso. É por nos aproximar dessas pessoas, cada uma com sua história única, que o documentário emociona.

Texto Anterior: Mostra carioca mistura design, jornalismo e artes plásticas
Próximo Texto: Pintor Willem De Kooning morre em NY aos 92 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.