São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Fortuna traz canção sefardita ao Sesc

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"O azul, o calor, a sensualidade e a cultura". A cantora Fortuna quer trazer tudo isso ao palco do Sesc Pompéia no show de lançamento de seu terceiro CD, "Mediterrâneo", em cartaz até domingo.
O espetáculo reúne canções dos três discos de Fortuna -todos independentes. É a continuação de seu trabalho de pesquisa do cancioneiro dos judeus sefarditas em ladino (dialeto judeu-hispânico).
Além de melodias originais, o trabalho traz música composta por Fortuna sobre textos de poetas sefarditas medievais, como Yehudá ha-Levy, ou, até mesmo, trechos da Bíblia, como o "Shemá".
"É uma viagem musical pela costa do Mediterrâneo, enfocando os países em que os judeus viveram depois de sua expulsão da Espanha, em 1492", explica a cantora. A direção do espetáculo é de Iacov Hilel, responsável também pela concepção dos oito figurinos que a cantora utiliza ao longo do espetáculo. "Eles são o fruto de uma pesquisa imagética de mais de um ano", diz Fortuna.
A cantora vai trocando de roupa conforme muda o enfoque do espetáculo. "O show mostra de maneira especial o universo feminino", diz. "Partimos do aspecto espiritual e passamos pela mulher apaixonada, esposa, brejeira e sedutora".
A sogra também tem sua participação especial. "É uma coisa hilária. A figura da sogra está sempre caracterizada com muito humor no cancioneiro ladino".

Show: Fortuna
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 871-7700)
Quando: de qui à sáb, às 21h; dom, às 20h
Preço: R$ 20 e R$ 10 (comerciários)

Texto Anterior: "Guerra" ainda conserva a Força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.