São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gil e Caetano se encontram hoje no Percpan

LUIZ ANTÔNIO RYFF
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Com o tema "Modernas Tradições", proposto por Naná Vasconcelos e Gilberto Gil, diretores artísticos do festival, o Percpan 97 reúne, de hoje até sábado, 11 atrações de seis países diferentes.
É o quarto ano consecutivo que o evento é realizado, sempre em Salvador. "Há coisas que só podem acontecer na Bahia", justificou Gil em entrevista sobre o festival.
Embora não estivesse previsto no programa, Gilberto Gil dará uma canja na apresentação de Caetano Veloso.
Também estava prevista a participação do Drummers of Burundi. Sua vinda foi cancelada em cima da hora, pois os conflitos étnicos entre hutus e tutsis nessa região da África Central impediram a saída do grupo do país.
Os aeroportos e estradas do Burundi estão interditados e os empresários do conjunto na Europa estão tendo dificuldades de se comunicar com o grupo, que vive em uma região montanhosa.
O Percpan 97 abre hoje com Naná, Brown, Bharata Muni, Inti Illimani, Caetano, Edith do Prato e Samba de Roda de Cachoeira.
Além dos espetáculos, o festival realiza oficinas em que os grupos mostram seus instrumentos e explicam as origens e significados deles e de sua música.
O Percpan também promove encontros dos músicos estrangeiros com grupos e artistas locais em jam sessions.
Estão previstos o encontro de Savion Glover com um grupo de capoeira de Angola, do Bharata Muni com o Ilê Axé Opô Afonjá, do Inti Illimani com o Muzenza e do Rhythstan Bul com o Afoxé Filhos de Gandhi. O Rhythm Explosion se encontra com Samba de Roda e os músicos Paulinho Camafeu, Ari Gil e Chocolate.
Ensaios
Na terça-feira à noite, Caetano fez o primeiro ensaio para sua apresentação no festival.
Ele recebeu em sua casa, em Salvador, os dois diretores artísticos do festival, Naná Vasconcelos e Gilberto Gil, e a percussionista Edith de Oliveira Nogueira, a Edith do Prato, que tocou e cantou no disco "Araçá Azul", de Caetano, em 1973.
Os quatro ensaiaram juntos as três músicas previstas para a apresentação de Caetano hoje à noite: "Minha Voz, Minha Vida", "Beleza Pura" e "Boas Vindas" (que foi composta pelo cantor em homenagem a seu filho Zeca, que estava para nascer).

O jornalista Luiz Antônio Ryff viajou a convite da organização do festival.

Texto Anterior: Filme 'Crash' é liberado no Reino Unido; Instituto Itaú lança hoje livro de poesias
Próximo Texto: Bali vem com música milenar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.