São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei nomeia novo premiê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O rei Hussein, da Jordânia, nomeou ontem Abdul-Salam al Majali para o cargo de premiê após destituir o titular anterior, Abdul-Karim al Kabariti.
Não houve qualquer justificativa oficial para a reforma no governo jordaniano. Al Kabariti sugeriu que sua demissão e a de seu gabinete estariam ligadas à crescente tensão entre árabes e israelenses.
"Sua majestade quis um novo começo e queria escolher Abdul-Salam al Majali para liderar a nova equipe. Ele quer dar mais vigor ao papel da Jordânia no mundo árabe", disse al Kabariti.
Al Majali, 71, ocupou o cargo de primeiro-ministro de 1993 a 1995. Ele é tido como um propulsor da paz com Israel.
Foi Al Majali quem negociou e firmou o acordo de paz com os israelenses em 1994. A nomeação de Al Majali significa uma mudança no estilo de Hussein.
Al Kabariti, 42, escolhido em fevereiro de 1996 com a missão de realizar as reformas necessárias para a modernização econômica do país, foi criticado por sua atuação na crise da recente chacina de sete meninas israelenses praticada por soldado jordaniano.
O ex-premiê Al Kabariti criticou Hussein por este ter visitado o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, logo após o incidente.

Texto Anterior: Israel quer antecipar acordo com palestino
Próximo Texto: Explosão mata 40 no leste do Afeganistão; Poloneses fazem atos por causa de estaleiro; Líder dos anglicanos anuncia aposentadoria; Presidente do Zaire tem alta e deve voltar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.