São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ubu" renasce com o grupo Sobrevento

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Durante mais de dez anos, o público paulistano associou a peça "Ubu" ao grupo Ornitorrinco, do diretor Cacá Rosset, que "aposentou" de uma vez por todas o espetáculo no início deste mês.
A comédia do escritor e dramaturgo francês Alfred Jarry "reencarna", a partir de hoje, no teatro Sesc Anchieta, na pele do grupo carioca Sobrevento.
O enredo é o mesmo: as comparações entre as duas montagens terminam aí. "Ubu!", que estréia nesta noite, transforma Pai Ubu e companheiros em marionetes gigantes, interpretadas por atores cobertos por panos.
A saga do personagem que, junto com sua mulher, assassina o rei da Polônia e passa a governar o país de forma selvagem é exibida com os artistas tendo rostos e corpos tapados.
Uma banda de heavy metal embala, ao vivo, o golpe de Estado de Ubu. Tudo é transmitido à platéia por meio de gestos, coreografias, músicas.
A idéia de transformar os atores em "superbonecos", explica o diretor Luiz André Cherubini, baseou-se nas teorias do inglês Edward Gordon Craig, que pregava o desaparecimento do vedetismo dos intérpretes.
"Desse modo, acaba o estrelismo. O sentimento dos artistas se mostra no trabalho corporal", explica Cherubini à Folha.
O cenário, de Hélio Eichbauer (de "O Rei da Vela"), segue a estética dos atores e é constituído de motores, canos de descarga, peças de bicicleta etc., inspirando-se no quadro "El Carnaval de Arlequim", de Joan Miró.
"Tudo isso acaba chocando o público, principalmente aquele mais conservador. Queremos fugir dos 'padrões de meia-idade', assim como fez Jarry", define o diretor.
A escolha do texto, que completou cem anos em dezembro de 96, acompanhou a comemoração de uma década de existência da companhia, no último mês de novembro.
"Além disso, Jarry escreveu a peça para teatro de bonecos, nossa especialidade", completa Cherubini.
Marionetes
O Sobrevento, criado no Rio pelo diretor, por Miguel Velhinho e por Sandra Vargas, traz em seu currículo espetáculos como "Mozart Moments", "Beckett" e "O Teatro de Bonecos".
Para quem acha que a opção por teatro de marionetes limita o trabalho cênico, Luiz André Cherubini declara: "Os bonecos ampliam muito mais nossas possibilidades".
"Uma marionete pode voar, decepar sua cabeça etc., enquanto um ator, não. Além disso, nós também trabalhamos com pessoas."

Peça: Ubu!
Autor: Alfred Jarry
Diretor: Luiz André Cherubini
Com: Sandra Vargas, Miguel Velhinho e Luiz André Cherubini
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 011/256-2322) Quando: estréia hoje; de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Quanto: R$ 15 (quinta, sexta e domingo) e R$ 20 (sábado)

Texto Anterior: Antes da "Guerra"
Próximo Texto: Uzyna volta com Artaud
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.