São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jesus' demitido monta 'clone' em Recife

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A contratação do ator Fábio Assunção para o papel de Jesus na encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (PE) causou polêmica e levou o "Jesus" demitido, José Pimentel, a montar um "clone" do espetáculo, em Recife.
A história da disputa começou em dezembro passado.
Pimentel, que por 19 anos interpretou o filho de Deus na cidade-teatro de Nova Jerusalém, foi demitido por se recusar a ser substituído por Fábio Assunção.
Inconformado, ele acusou a produção do espetáculo de ter agido como Judas, o apóstolo que, segundo a "Bíblia", traiu Cristo e o levou à morte na cruz.
"Jesus foi traído e morreu para salvar a humanidade. Eu também fui traído, vou oferecer um show aos excluídos, mas não vão me crucificar", afirmou.
O ator -que também exerceu por 27 anos o cargo de diretor da peça- disse que foi afastado porque defendia a contratação exclusiva de atores nordestinos.
"Nosso mercado de trabalho é muito restrito e acho que não haveria necessidade alguma de a produção convidar atores do Sul", declarou. "Na minha opinião, olhos azuis não significam talento."
Para o atual diretor da Paixão de Nova Jerusalém, Carlos Reis, "a choradeira de Pimentel é normal".
Segundo Reis, a substituição foi necessária, porque, ao acumular duas funções, Pimentel "prejudicava a direção".
"O problema é que ele não aceitou a troca, e essa posição colocou toda a produção em xeque."
"Ninguém é eterno", disse Reis, que, por nove anos, entre 69 e 77, também fez o papel filho de Deus no espetáculo.
Aparentemente alheio à polêmica, Fábio Assunção passou a semana ensaiando na cidade-teatro, localizada no município de Brejo da Madre de Deus, a 193 km de Recife.
Segundo o diretor da peça, o ator tem se mantido neutro, sob alegação de que foi contratado apenas para trabalhar.
A decisão de afastar o ator, porém, dividiu o elenco e cerca de 20 pessoas fiéis a Pimentel também se desligaram do grupo.
Com os dissidentes e o apoio de empresários, Pimentel montou sua versão da Paixão de Cristo e marcou as apresentações para os mesmos dias da concorrente.
Eventos grandiosos
As duas peças estréiam hoje e terminam no próximo dia 29. Os diretores prometem eventos grandiosos, cheios de luzes e fartos em efeitos especiais.
Assim como em Nova Jerusalém, o espetáculo de Pimentel -que investiu cerca de R$ 400 mil no empreendimento- também vai ser ao ar livre.
Os cenários foram montados no estádio do Santa Cruz, em Recife, onde o público poderá acompanhar da arquibancada o drama de Cristo, com direito a shows pirotécnicos e de raio laser.
O maior trunfo do ator para o sucesso da peça em Recife, disse, será o preço do ingresso: R$ 5 nas arquibancadas e para estudantes e R$ 10 nas cadeiras.

Peça: Paixão de Cristo do Recife
Onde: estádio do Santa Cruz
Quando: de hoje a 29 de março, às 19h
Quanto: R$ 5 e R$ 10
Informações: tel. (081) 423-0933

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Encenação começou em 1950
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.