São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol 1000 Plus terá motor 16 válvulas

Carro será o 1.0 mais potente

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os carros com motor de 1.000 centímetros cúbicos (cc) definitivamente estão deixando de ser "populares". Fotos exclusivas obtidas pela Folha mostram o Gol 1000 com motor de 16 válvulas.
Hoje, apenas carros topo de linha ou com perfil esportivo recebem essa configuração de motor.
Segundo fontes da Volkswagen, o novo propulsor será o 1.0 mais potente em produção: terá 80 cavalos (cv) de potência. O Gol 1000 atual tem 54,3 cv.
Os números do novo motor são compatíveis com os de um carro de maior cilindrada: o Palio EL 1.5, por exemplo, tem 76 cv.
Externamente, o novo "popular" da VW poderá ser identificado pelo logotipo 16V na traseira e nas laterais e, principalmente, pela saliência no capô para abrigar o novo cabeçote. O Gol GTi 2.0 16V possui o mesmo ressalto no capô.
Alguns concessionários acreditam que o carro chega em maio, mas as fontes dizem que a idéia é lançar o carro em outubro, durante o Brasil Motor Show (exposição automobilística em São Paulo). As vendas começariam nos meses seguintes, já como linha 98.
O novo motor estará disponível na versão Plus (mais luxuosa). Se as previsões dos poucos concessionários que sabem da existência do carro se confirmarem, o Gol 1000 Plus 16V custará cerca de R$ 16 mil, 10% a mais que a versão atual, de 8 válvulas. Esses mesmos concessionários garantem que a Parati também receberá esse motor 1.000 16V.
A Volks teve um projeto tímido de lançamentos em 96. Para 97, a montadora tem boas novidades.
Além do Polo Classic -já à venda- e do motor 1.0 16V para o Gol e para a Parati, a Volks começa a vender, em maio, o novo Passat. Em julho, chegaria a nova Saveiro e, em outubro, a versão quatro portas do Gol e da Parati.

Texto Anterior: Para Greco, moto é equilibrada e segura
Próximo Texto: GM Silverado oferece robustez e conforto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.