São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descuidos podem estragar feriado

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do feriado prolongado da Páscoa, quem pretende passar a semana fora deve tomar alguns cuidados básicos com a casa e com o carro para evitar surpresas desagradáveis durante o passeio ou na volta.
Antes de trancar a casa e partir para a estrada, é fundamental combinar algumas medidas de auxílio mútuo com os vizinhos (veja quadro ao lado).
A velha providência de deixar a luz acesa pode enganar à noite, mas não durante o dia.
"Não é bom criar deixas para o ladrão. Nesta época os roubos a casas aumentam muito", diz Eme Maurício de Andrade, assessor técnico da Federação Nacional dos Corretores de Seguros. "O melhor é pedir para o vizinho acender a luz somente à noite."
Deixar o cadeado para o lado de fora do portão, esquecer a fresta de uma janela aberta ou deixar de suspender a assinatura do jornal durante a ausência também são convites a uma visita indesejada.
Energia
A Eletropaulo recomenda que moradores tirem da tomada eletrodomésticos como TV, vídeo e microondas como medida de economia. Além disso, no caso de haver um temporal com raios, o aparelho não corre o risco de ser danificado por uma descarga elétrica.
Não esqueça de desligar o registro de gás e checar se o piloto do aquecedor está apagado.
Carros
Qualquer pessoa pode checar alguns itens importantes no veículo antes de levá-lo para a estrada.
Calibrar os pneus -inclusive o estepe-, examinar os níveis de água da bateria e do radiador e conferir o funcionamento do sistema de iluminação são precauções básicas antes de uma viagem.
Há partes no automóvel que só um mecânico pode examinar, como o sistema de freios e o motor. Por isso, se a revisão do carro está atrasada, é aconselhável colocá-la em dia. A revisão completa pode ser feita em uma oficina de confiança durante uma tarde.
Bagagem
Não há nada mais inconveniente em uma viagem do que ter de carregar excesso de bagagem.
"A mala deve ser pequena, racional e completa", diz Gloria Kalil, em seu livro "Chic".
Ao mesmo tempo, é importante estar preparado para mudanças repentinas no clima: se o destino for praia, é recomendável levar pelo menos um conjunto de moletom.
Para uma viagem às montanhas, é sempre bom ter bermudas e camisetas -e roupas de banho, para eventuais passeios a cachoeiras.
Alguns itens são "obrigatórios", principalmente quando não se conhecem as condições do local de destino. O turista não deve esquecer repelente, chinelo de borracha, filtro solar, lanterna, água mineral e papel higiênico.

Texto Anterior: LOTERIA
Próximo Texto: Viaje sem preocupações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.