São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
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No mesmo lugar

MARCELO CHERTO

A Levi Strauss & Company está passando por uma verdadeira revolução, o que é surpreendente. Há um monte de empresas que, por força das dificuldades, estão se reestruturando. O que faz a Levi's diferente é que ela vai muito bem, obrigado.
A empresa usa os serviços de mais de 600 fábricas e oficinas, espalhadas por 50 países. Vende para mais de 8.000 varejistas, entre franquias ("lojas exclusivas") e multimarcas. Nos últimos nove anos, as vendas e os lucros vêm subindo sem parar.
Seu lucro em 1995 foi de US$ 700 milhões. Por que, então, a mudança? Para que mexer em time que está ganhando?
A resposta está numa frase dita, algum tempo atrás, por Andy Grove, o chefão da Intel.
Disse ele que há pelo menos um momento, na vida de uma empresa, em que é preciso virar tudo de cabeça para baixo, mudar radicalmente, a fim de passar para o estágio seguinte, em termos de performance. Segundo Grove, a empresa que deixa passar esse momento começa a decair.
E é precisamente esse risco que o alto comando da Levi's quer evitar.
Mudanças
O que está mudando? Basicamente tudo. Há alguns anos, formou-se um grupo de trabalho que se vem dedicando a redesenhar desde os processos de trabalho até os sistemas de controle, passando pelo layout de escritórios até a definição de milhares de novas funções, incluindo a descrição de cada cargo e as respectivas qualificações.
Criou-se um "programa de contratações" no mínimo interessante: os atuais funcionários tomam conhecimento dos novos cargos e se candidatam àqueles para os quais se julgam mais aptos.
O presidente da Levi's, Thomas Kasten, ideólogo do processo, tem dito que uma empresa tem de mudar sempre que percebe que seus clientes querem mudanças.
E os clientes da Levi's estavam insatisfeitos: apesar de os produtos serem ótimos e da marca ser fortíssima, os prazos de entrega eram longos demais, a expedição era pouco confiável e a percepção das angústias dos lojistas era quase inexistente. Com a revolução, a Levi's quer manter a liderança.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/

E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br.

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