São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ivan Lins ganha Prêmio Egrem em Cuba por disco "Ao Vivo"

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM CUBA

O cantor e compositor Ivan Lins ganhou o Prêmio Egrem, oferecido aos destaques anuais do cenário musical de Cuba. O anúncio e a entrega aconteceram na noite do último sábado, em Havana.
Mais de quatro mil pessoas assistiram à cerimônia, no teatro Karl Marx, o maior da cidade.
O Prêmio Extraordinário Egrem foi concedido a Ivan Lins pelo disco "ao vivo", gravado em parceria com a banda cubana Irakere, no ano passado, em Havana.
Quem recebeu o prêmio em nome do brasileiro, que está terminando as gravações de seu próximo trabalho, foi o pianista Chucho Valdés, líder da banda Irakere.
Produzido em parceria pela Egrem (a gravadora estatal cubana) com a gravadora Velas, o CD "ao vivo" já foi lançado no Brasil e traz novas versões de vários sucessos de Ivan Lins com molho de música cubana.
A 17ª entrega do prêmio festejou também o centenário do disco em Cuba. Concorreram 83 CDs, incluindo produções de selos estrangeiros que já há alguns anos vêm se instalando no país.
Os prêmios são divididos em 20 categorias, que vão da música folclórica à música de concerto, passando por jazz, rock e infantil.
Atração mais popular da noite, o cantor Paulito F.G. conquistou os prêmios das categorias música dançante e popularidade -este decidido por votos diretos (mais de 100 mil, segundo a produção do evento) do público.
Mais musical, Chucho Valdés comandou a banda Irakere em quatro números, incluindo os vocais da vibrante Mayra Valdés. Jazz, salsa e bolero se misturaram na exibição da banda, que acaba de ser reformulada.
Ainda na área instrumental, dois músicos arrancaram muitos aplausos com seus improvisos: o virtuose do violão Jose Angel Navarro e o pianista Hernan Lopez, que tem talento suficiente para seguir a trilha internacional aberta por Gonzalo Rubálcaba e o próprio Valdéz.
Mas o que mais surpreende a quem não conhece profundamente a atual cena musical cubana é a variedade de gêneros e estilos, incluindo o rock e o pop. Um exemplo notável é o carismático Augusto Enriquez, cantor pop com um estilo vocal entre os de Fito Paez e Phil Collins.
Na área da música popular cubana, outros dois grupos jovens podem dar o que falar nos próximos anos: o grupo Jovenes Clássicos Del Son e o divertido septeto Turquino.

O jornalista CARLOS CALADO viajou a convite da gravadora Velas.

Texto Anterior: Marcelo Zarvos mostra seu "jazz brasileiro" em novo CD
Próximo Texto: Nem sempre o filme que ganha leva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.