São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músicas românticas agradam eleitores

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Além de assistir aos filmes do Oscar, os cinemaníacos podem, também, apreciar algumas das trilhas sonoras que concorrem ao prêmio de hoje. Das dez trilhas indicadas, divididas em duas categorias -para drama e para musical ou comédia-, cinco foram lançadas no Brasil.
"O Paciente Inglês", de Gabriel Yared, utiliza influências musicais diversas para dar o tom de mistura de nacionalidades presente no filme, que se passa na Europa e na África.
Já a trilha de "Shine", além de conter clássicos da música erudita, como a famosa "Rach. 3", de Rachmaninoff, traz faixas compostas por David Hirschfelder, em grande parte tocadas por David Helfgott, o pianista cuja história é retratada na tela.
Na categoria musical ou comédia, destaque, como sempre, para a trilha do desenho animado da Disney. O concorrente deste ano é "O Corcunda de Notre Dame", com música de Alan Menken e letras de Stephen Schwartz. Assim como o filme, o disco contém temas mais sérios, como "The Bells of Notre Dame", e fala sobre os "excluídos" ("God Help the Outcasts").
Já "The Preacher's Wife" é veículo para Whitney Houston. Com músicas de Annie Lennox e Babyface, entre outros, a trilha traz vários gospels.
"O Clube das Desquitadas" também aposta na black music para agradar aos eleitores.
Canção original
Entre as candidatas a melhor canção original, a surpresa é a ausência de músicas de "O Corcunda de Notre Dame". Predominam as faixas românticas.
"Because You Loved Me", de "Íntimo e Pessoal", tornou-se um hit na voz de Celine Dion. O refrão da música dá uma idéia sobre o tom da faixa: "I'm everything I am/Because you loved me" (Sou tudo o que sou/Porque você me amou).
"For the First Time" é a faixa de "One Fine Day" concorrente ao prêmio. Interpretada por Kenny Loggins, a canção também abusa do romantismo: "For the first time/I'm looking in your eyes/I've seen who you are" (Pela primeira vez/Eu estou olhando nos seus olhos/Vejo quem você é).
O estilo continua com "I Finally Found Someone", cantada por Barbra Streisand e Brian Adams em "O Espelho Tem Duas Faces": "I finally found someone/That makes me feel complete" (Eu finalmente encontrei alguém/Que faz eu me sentir completo).
"You Must Love Me", interpretada por Madonna, já nasceu como sucesso. É a única música de "Evita" a poder concorrer, pois foi a única composta especialmente para o filme.
Completa a lista "That Thing You Do!", romântica e bem-humorada. Hit instantâneo, a música faz um "revival" dos anos 60, na voz dos misteriosos The Wonders -grupo fictício, inventado por Tom Hanks.

Texto Anterior: Globo e Telecine transmitem cerimônia
Próximo Texto: Navegantes também podem se divertir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.