São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
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SBT vira duas empresas independentes

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em cerca de 90 dias, o SBT vai mesmo ser dividido em duas empresas independentes. Seguindo o modelo norte-americano, haverá, de um lado, uma geradora e, do outro, uma produtora. A decisão foi tomada na sexta-feira.
"Um setor é o SBT, que é essa razão social que existe, e o outro vai se chamar TVStudios Produções Ltda, que vai cuidar de toda a parte artística da programação do SBT, inclusive jornalismo", disse Luciano Callegari, 58, diretor-superintendente do SBT.
Callegari anunciou também os planos da empresa no mercado da TV paga, com a intenção de formar uma programadora nos moldes da Globosat, e desmentiu qualquer desentendimento com o vice-presidente do SBT, Guilherme Stoliar. Leia abaixo os principais trechos da entrevista exclusiva que Callegari concedeu à Folha, na última sexta-feira.
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DIVISÃO - "A separação da empresa visa a estabelecer um conceito de produtora, em que os elementos de produção fiquem mais disponíveis para a qualidade do programa na telinha, e os problemas de ordem burocrática sejam resolvidos pela administração central da empresa. Por exemplo, essa parte de como vai ser o estúdio, que tipo de equipamento vai ser, quais os profissionais que vão trabalhar, isso é coisa de administração. É mais ou menos a concepção de uma rede americana que tem apenas o escritório e o resto faz por fora, terceirizando tudo."

PODER - "O Guilherme (Stoliar) continua cuidando da administração, da comercialização, de novos negócios (na área de TV paga), de expansão da rede, quer dizer, de tudo. Ele é vice-presidente do SBT empresa. Não terá nada a ver com a TVStudios. O Silvio (Santos) e eu, como diretor-superintendente, cuidamos da TVStudios."

JORNALISMO - "O novo jornal das 18h deverá ser "Jornal do SBT", dentro de mais 10 ou 15 dias. Em princípio, o formato é o que está indo ao ar, só não mudamos o nome ainda porque estamos estudando cenários. A reprise do "TJ Brasil" vem conseguindo bons resultados depois do "Jô Soares Onze e Meia". Temos planos de fazer um novo jornal à noite. Uma rede de TV não pode ficar sem um jornal no final de noite. É só uma questão de possibilidades financeiras. Já falei com quatro excelentes profissionais para ocupar o cargo de diretor de jornalismo, mas nesse momento eu ainda não posso trazer ninguém. Mas vai acontecer ainda este ano."

NOVA GRADE - "A nova programação deve ser definida quando recebermos o resultado do Campeonato Brasileiro, na quinta-feira. TV é uma coisa que, às vezes, você aposta que vai acontecer e, de repente, não acontece. Como você vende audiência, se não tiver audiência, não vende. Agora, se você vender e der o resultado que você espera, pode arriscar mais."

DISNEY - "O 'Clube Disney' vai ser um programa infantil com desenhos animados, assinamos um contrato de exclusividade por três anos, e uma parte ao vivo de cerca de 12 minutos, com uma rapaziada de 14 anos, maníacos por computador, que interferem na nossa programação. Poderá entrar às 20h30, como mais cedo, a partir das 17h45."

FUTEBOL - "A nossa proposta para a compra do Campeonato Brasileiro foi a melhor de todas, não só em termos financeiros. No contrato antigo, a Globo tem o direito de preferência e aí existem alguns problemas de ordem jurídica que estão sendo estudados e não posso dizer o que vai acontecer. Vamos atender ao horário que estão pedindo, podemos entrar das 20h40 às 21h. Quantificando tudo que oferecemos, dá mais ou menos R$ 135 milhões."

TV PAGA - "Queremos criar canais específicos, como uma programadora. Estamos com uma comissão formada para entrar nessas licitações que começam na semana que vem. Nosso caso é o seguinte: houve uma preocupação muito grande com a TV aberta. Então não tivemos uma possibilidade de ter gente trabalhando para isso. Na verdade, é um negócio a médio e longo prazos. Resolvemos priorizar a TV aberta, não que tenha sido uma política correta. Saímos atrasados. Isso é o futuro. Mesmo com todas as dificuldades de cabeamento do território brasileiro."

NOVELAS - "'Os Ossos do Barão' grava até 31 de maio. Ela vai para o ar, mas não posso precisar nem a data nem a faixa. No lugar de 'Maria do Bairro' entra 'Chiquititas', nome provisório, produzida pela rede argentina Telefe, com o nosso apoio. Queremos fazer novelas mais simples."

GLOBO - "O 'efeito Boni' vai trazer problemas para a Globo. Porque acho que ela está mais preocupada em estruturar a empresa e está esquecendo a telinha, que fez o que ela é hoje. É inegável que quem fez o sucesso da Globo foram Walter Clark e Boni. Então, no momento em que você afasta alguém assim, inconscientemente cria-se um problema na área de produção. O problema maior é que estão dando muita força a uma pessoa que não é da área artística e de produção e, quando isso acontece, existe uma decepção por parte das pessoas. Ela está tomando conta de tudo e não conhece televisão." (Callegari refere-se a Marluce Dias da Silva, superintendente executiva da Globo.)

ESTABILIDADE - "O Silvio vai continuar mexendo na programação até encontrar a melhor solução. Não discordo de que uma grade estável é bom para uma emissora, mas não podemos deixar de reconhecer que todos os grandes sucessos do SBT foram frutos das mudanças do Silvio. Então isso me deixa em dúvida às vezes, porque também acho que não podemos mudar muito. Mas será que a revolução que ele faz não é a causa do sucesso que hoje é o SBT?"

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