São Paulo, terça-feira, 25 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Roberto Marinho, 92, presidente das Organizações Globo - "Walter Clark teve grande participação na primeira década de crescimento da TV Globo. Sua criatividade e sua sensibilidade contribuíram bastante para o êxito então alcançado, pois ocupou posição de decisiva relevância na empresa. É uma lástima que desapareça tão prematuramente e todos nós, antigos companheiros, muito deploramos a sua morte."

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de Operações da TV Globo - "Walter Clark foi um extraordinário profissional. Foi meu grande parceiro no sonho de fazer uma televisão brasileira de qualidade. Tentamos na TV Rio. Eu tentei com Cassiano Gabus Mendes no Telecentro da TV Tupi. Depois o Walter me convidou para uma nova tentativa. Foi ele que me trouxe para a Globo. Com o Walter, o Joe Wallach e um grupo de excelentes profissionais conseguimos realizar boa parte do nosso objetivo. Sempre tive admiração pela capacidade do Walter em perceber o futuro da televisão como uma realidade próxima e correr para atingi-lo rapidamente."

Dias Gomes, 74, dramaturgo e membro da Academia Brasileira de Letras - "A TV Globo foi sem dúvida o mais bem-sucedido empreendimento de Walter Clark. Lá, seu maior mérito foi saber escolher a equipe que formou a quarta maior rede de televisão do mundo. Eu fui contratado por ele, em 1969, assim como Janete Clair, Walter Avancini, Daniel Filho, Boni e muitos outros que ajudaram a criar a TV Globo da maneira que ela é hoje. Ele foi um presidente que soube escolher seus ministros de tal maneira que, quando saiu, a TV continuou seu progresso, sem quedas, pelo menos até o final dos anos 80, quando ele começou a acusar a emissora de estagnação."

Walter Avancini, 59, diretor-artístico da Rede Manchete - "Clark ajudou a criar a televisão profissional no Brasil. Entretanto, não soube sobreviver fora da Globo. Tentou de diversas maneiras, mas não conseguiu. Foi atacado por uma nostalgia da emissora, que não lhe permitiu exercitar seu talento plenamente ao longo da vida. Essa nostalgia, esse desejo de se superar talvez tenham sido seu maior equívoco."

Benedito Ruy Barbosa, 66, novelista - "Trabalhei com Walter Clark nos anos 60, quando a Colgate-Palmolive patrocinava novelas da Globo. Escalamos juntos o elenco de 'Eu Compro Esta Mulher'. Não se pode negar a importância que ele teve na história da emissora. Com Boni e Clark, a Globo começou a arrancada para o sucesso."

Gabriel Priolli, jornalista, autor de "O Campeão de Audiência", biografia de Walter Clark - Em qualquer lista dos cinco mais importantes da televisão brasileira o nome de Walter Clark deve entrar. Ele foi não só responsável pela criação e pelo estabelecimento do padrão da TV Globo, junto com o Boni, como também foi importante na parte comercial da TV brasileira. Walter foi o cara que dirigiu a Globo numa época difícil, a do regime militar. Com sua habilidade política, permitiu que pessoas de esquerda continuassem trabalhando à vontade. Era tido como um dos executivos mais bem pagos do mundo. Tinha uma projeção grande e isso deve ter enciumado os seus superiores. Walter foi muito alto e a sua queda foi abrupta demais."

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Pragmatismo e "profissionalismo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.