São Paulo, terça-feira, 25 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walter Clark morre aos 60

FERNANDA DA ESCÓSSIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O empresário e diretor de televisão Walter Clark, 60, morreu ontem de madrugada em seu apartamento na Lagoa (zona sul do Rio). Hipertenso havia quatro anos, Clark sofreu uma crise que provocou insuficiência cardiorrespiratória e o levou à morte, segundo seu médico particular, Tanus Someson Tauk.
Principal executivo da Rede Globo nos anos 60 e 70, Walter Clark criou o "Jornal Nacional". Foi dele a idéia de introduzir um noticiário entre as novelas das 19h e das 20h e de levar para a televisão uma novela brasileira, para concorrer com os dramalhões mexicanos.
O corpo de Walter Clark foi encontrado pelos empregados, aproximadamente às 9h. Eles estranharam a demora de Clark em pedir os jornais, bateram à porta do quarto e, como ninguém respondeu, forçaram a entrada e encontraram o corpo do empresário na cama.
Os empregados chamaram os bombeiros, e estes a Polícia Militar, que permaneceu no prédio até o meio-dia esperando peritos da Polícia Civil. Eles foram dispensada com a chegada do médico de Clark.
O clínico Someson Tauk, que assinou o atestado de óbito, disse que Walter Clark morreu provavelmente às 3h, enquanto dormia. Segundo o médico, o estado de saúde de Clark era bem delicado, por causa da hipertensão.
Desde o ano passado, Clark estava afastado da direção da TV Educativa do Rio de Janeiro por problemas de saúde. Fazia apenas participações esporádicas no programa de debates "Sem Censura".
O advogado de Clark, Luís Eugênio Muller, disse que o amigo estava dedicado ao projeto de filmar a vida do compositor Tom Jobim, morto em 1994. Segundo o advogado, Clark já havia fechado um contrato verbal com a família de Jobim, e os termos finais seriam decididos nesta semana.
Ansioso
"Ele estava muito animado, ansioso até. Foi o homem que mudou o perfil da televisão brasileira. Seu grande interesse era acompanhar sempre os novos rumos da televisão, os programas interativos, as TVs por assinatura. Se pudesse, ele avançaria no tempo para conhecer a TV do futuro", disse o advogado.
No final da tarde, o corpo de Clark seria transferido para o cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul), onde seria velado. O enterro está marcado para hoje, às 11h.
Clark escreveu uma autobiografia, "O Campeão de Audiência", com o jornalista Gabriel Priolli.
Ele deixou quatro filhos: Luciana, modelo que trabalha em Amsterdã (Holanda), filha do casamento com Ilka Soares, Eduarda, filha de Clark e Maria do Rosário Nascimento e Silva, Fernando, estudante em Los Angeles, filho do casamento com Fernanda Bruni, e Amanda, 10, que vive em São Paulo com a mãe, Rossana Clark.
Luciana e Fernando estavam sendo aguardados para o enterro. A atriz Ilka Soares foi ontem ao apartamento de Clark, mas não quis fazer declarações.
A quinta filha de Walter Clark, Flávia, morreu há quase 20 anos, num acidente de carro, no mesmo dia do nascimento de Fernando. Em homenagem à filha, Clark deu à sua produtora o nome de Flávia Filmes.

Texto Anterior: Extermínio infantil vira tema
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.