São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

Linha de largada; Porteira fechada; Saco de gatos; Humor paulistano; Ajuda federal; Tudo pelo social; Candidatíssimo; A conferir; Retorno baixo; Prêmio de consolação; Direito adquirido; Piso previdenciário; Políticos mimados 1; Políticos mimados 2; Aliado, mas longe; Palestra tucana; Neobobismos à parte

Linha de largada
O Planalto está fechadíssimo com a idéia de um Congresso revisor em 99. Só não quer abrir o debate agora, a fim não dar pretexto para novo atraso nas reformas. FHC também espera que, antes, o Senado vote a reeleição.

Porteira fechada
Há duas propostas de Congresso revisor em 99. A emenda Simon, cujo objetivo é instituir o parlamentarismo. Outra, do PFL, encampada pelo Planalto, quer enxugar a Constituição e reforçar o presidencialismo.

Saco de gatos
É amplo o espectro de apoios ao Congresso revisor em 99. FHC, Marco Maciel, Itamar Franco. José Dirceu (SP) disse a Pedro Simon (RS) que é simpático à idéia. Mas ficou de dar mais tarde a resposta oficial do PT.

Humor paulistano
Adesivo no vidro de uma picape Ford Pampa que circulava ontem pela avenida Juscelino Kubitschek: "Pitta, o breve".

Ajuda federal
A MP que parcela dívida de municípios com o INSS em 20 anos permite o mesmo para as fundações e estatais das cidades.

Tudo pelo social
A programação financeira do plano "Brasil em Ação" foi menor do que a aprovada pelo Congresso, mas maior do que a proposta original do governo. Exceções: Saúde e Reforma Agrária.

Candidatíssimo
Comentário feito em uma roda que reuniu Erundina, Zé Dirceu e Vicentinho, sobre os últimos discursos de Lula, que tem afirmado que "não está candidato": "Imagine se estivesse".

A conferir
Cesar Maia (PFL) diz que, mesmo com um acordo para ele disputar o governo do Rio em 98 e Marcello Alencar (PSDB), o Senado, continuará jogando duro e não subirá no palanque do tucano: "Isso não acontecerá".

Retorno baixo
As ONGs dos direitos da criança temem a desmoralização do programa disque-denúncia de abuso sexual de crianças. Apesar de o serviço receber em média 500 ligações por mês, até agora quase não houve punições.

Prêmio de consolação
Dono da desprestigiada Secretaria de Políticas Regionais, o PMDB da Paraíba topa abrir mão do cargo, desde que fique com a secretaria-executiva, se a pasta for transformada no Ministério do Interior.

Direito adquirido
O relator da reforma da Previdência, Beni Veras (PSDB-CE), vai propor que a transição entre o regime atual e o novo, por limite de idade, valha para todos. "Quem tiver um ano de contribuição terá direito à transição."

Piso previdenciário
Para poder se aposentar antes dos 60 anos, no período de transição das regras da Previdência, o trabalhador terá que cumprir uma condição: ter 53 anos de idade no caso dos homens e 48 no caso das mulheres.

Políticos mimados 1
O "Diário Oficial" de São Paulo de sábado autorizou o cerimonial de Pitta a gastar R$ 1.000,00 na compra "de mimos para serem oferecidos" ao prefeito carioca, Luiz Conde. Em maio, nove prefeitos se reúnem no Rio.

Políticos mimados 2
Do vereador Devanir Ribeiro (PT), sobre autorização para que a Prefeitura de São Paulo gaste R$ 1.000,00 na compra de "mimos" para Conde: "Na atual fase de carência do Pitta, acho que ele é quem precisa de mimos".

Aliado, mas longe
O PT tem incentivado o tucano Ciro Gomes a entrar no PSB.

Palestra tucana
Serjão promove na próxima quarta um seminário com a imprensa para tratar da lei geral de teles. Acha que a mídia está desinformada sobre o tema.

Neobobismos à parte
Marco Maciel e Mário Soares acertaram em Lisboa uma associação entre os institutos Mário Soares, do Partido Socialista, e o Tancredo Neves, do PFL.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre a Medida Provisória 1.570, que desobriga o Executivo de cumprir liminares da Justiça que provoquem risco de prejuízo aos cofres públicos:
- O presidente está deixando o "esclarecido" de lado e se tornando cada vez mais déspota.

Próximo Texto: Lógica além-mar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.