São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DJ ESCOCÊS DO SLAM TOCA SEU HINO TECNO EM SP

ERIKA PALOMINO

O escocês Stuart McMillan está em São Paulo. Ao lado de Orde Meikie ele responde pelo nome Slam, que devastou pistas em todo o mundo com o hit absoluto "Positive Education".
Stuart, 30, toca como DJ na cidade neste fim-de-semana. Hoje e domingo nas Sound Factory da Penha e Pinheiros (respectivamente) e de sábado para domingo no Hell's.
Anteontem, Stuart conversou com o DJ Renato Lopes na casa do também DJ Guilherme M., que coordena sua vinda ao Brasil. Acompanhe a conversa bem mundinho entre os dois, em que Stuart comenta também a cena de Glasgow, onde mora, e sobre seu selo, o mesmo que descobriu a coqueluche Daft Punk.
*
Renato Lopes - Há quanto tempo você é DJ?
Stuart McMillan - Eu tenho me interessado e comprado discos desde os 12 ou 13 anos. Comecei a tocar há mais ou menos nove anos atrás.
Renato - Que tipo de música você tocava?
Stuart - Comecei tocando house clássica de Chicago, disco, hip hop e funk. Era algo mais eclético do que apenas house e tecno.
Renato - Como é a cena escocesa? Alguém me disse que é bem pesada, com hardcore e gabba (tecno com BPM bem alto). É verdade?
Stuart - A cena em Glasgow é bem sofisticada. A cena gabba é mais famosa em Stirling e na costa escocesa. Mas a molecada que curte gabba à medida que cresce passa a gostar mais de tecno. Em Glasgow, como em qualquer outro lugar do Reino Unido, você vai encontrar uma forte cena de house e de tecno.
Renato - Em que momento a cena club em Glasgow começou?
Stuart - Acho que a cena toda começou quando as pessoas começaram a tomar Ecstasy. Começou como algo pequeno e cresceu muito nos últimos três anos.
Renato - Há quanto tempo você faz parceria com Orde Meikie?
Stuart - Nós praticamente começamos juntos comprando discos e indo a clubes em Glasgow. Nos identificamos no gosto musical e começamos a tocar. Estamos envolvidos desde o início.
Renato - Vocês sempre tocam juntos?
Stuart - No começo tocávamos como um só, alternando nos toca-discos de meia em meia hora. Hoje temos discos e uma discotecagem individual desenvolvida com estilos próprios. Muita gente gosta que toquemos juntos. Podemos fazer sets de quatro a seis horas em vez de apenas duas ou três horas.
Renato - Quantos discos você normalmente leva?
Stuart - De 50 a 60 discos. Uma vez fomos tocar na Alemanha e perdemos os discos. Tivemos que tocar seis horas com 30 discos que sobraram, mas deu tudo certo.
Renato - Você tem planos para novos remixes para o álbum "Headstates"?
Stuart - Não, temos planos de fazer remixes para Dave Angel e Underworld, mas ainda tem de ser confirmado. Temos planos para um novo álbum para o final do ano que será gravado em nossas primeiras apresentações ao vivo, além da discotecagem usual. Estamos montando um estúdio novo que nos facilitará trabalhar quando quisermos e produzir novos discos.
Renato - Quanto ao selo Soma Quality, além de artista você participa da contratação de artistas?
Stuart - Sim, somos em cinco tomando as decisões do selo. Eu, Orde Meikie, Jim Muotone e Glenn Gibbons, do Rejuvination e Dave Clarke (não o DJ de tecno).
Renato - Existe algum critério quanto à seleção de novos artistas?
Stuart - Não queremos ser um selo de um único estilo, mas de boa música eletrônica. Por isso lançamos coisas variadas de tecno, deep tecno ou house. Acho chato quando já sei o que esperar de um selo.
Renato - Você tem uma noite fixa?
Stuart - Temos uma noite às sextas-feiras chamada Slam, em Glasgow. As pessoas gostam muito. Laurent Garnier tocou lá e no final da noite disse que queria voltar outras vezes.
Renato - O que você espera encontrar nas festas aqui em São Paulo?
Stuart - Não pensei nisso, não sei. Li um artigo sobre clubes em São Paulo na revista "Muzik". Diz que os brasileiros gostam de dançar, acho que é por causa do Carnaval... Eu acho que serão boas as festas aqui.
Renato - O que você pretende estar fazendo daqui a uns cinco anos?
Stuart - Não sei, pergunte-me novamente daqui a cinco anos...
Hell's (r. Estados Unidos, 1.570), na madrugada de sábado para domingo, a partir de 4h30. Sound Factory (Pinheiros): r. Cardeal Arcoverde, 3.030.

Texto Anterior: QUEM É QUEM
Próximo Texto: DJ EDU GANTOUS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.