São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A versátil menta

RITA LOBO

Muito usada em doces no Brasil, a menta também combina com pratos salgados
A menta na mitologia grega é símbolo de hospitalidade. No Marrocos também -transformada em chá forte e bem doce, é servido a toda hora e em todos os lugares.
Dentro da grande família da menta, a hortelã é a erva mais usada na cozinha. Por aqui, seu sabor refrescante é mais associado a doces, como no clássico chocolate com menta, ou na pasta de dente. Mas, em outras cozinhas, menta é igualmente usada em pratos salgados. No Oriente Médio, sopas, saladas, carnes e pratos de todos os tipos são constantemente aromatizados com essa erva.
Outro dia, comi um farfalle com molho de zucchini e menta -por sinal delicioso- e fiquei sabendo que no sul da Itália essa combinação é bem comum. Mas o casamento perfeito para a menta é quando ela vira molho e acompanha assado de cordeiro. tinha de ser inglês...

Dicas Quentes
. Algumas gotinhas de essência de menta na sua receita tradicional, e o bolo de chocolate fica com um aroma especial
. Para conservar um maço de hortelã, coloque num copo com água, como se fosse um buquê de flores, cubra as folhas com um saquinho plástico e coloque na geladeira. Outra opção é congelar as folhas.

Receita
Mint Sauce (serve 6)
. 2 punhados de menta (vale hortelã)
. 1 colher (sopa) de água morna
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 2 ou 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Pique muito bem as folhas de hortelã. Numa tigela, coloque a água e o açúcar e misture até dissolver. Acrescente a hortelã e em seguida o vinagre. Misture tudo muito bem e deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas. Sirva com carne de cordeiro.
Para fazer um assado de cordeiro, o único segredo é calcular bem o tempo. Cada 500 g leva 18 minutos para assar mais 18 minutos extras. Ou seja, uma peça com dois quilos deve ficar 90 minutos no forno. Antes de ser servida, a carne deve repousar um pouco fora do forno por cerca de 15 minutos.

Texto Anterior: Natureza presente
Próximo Texto: Assados pedem cerveja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.