São Paulo, domingo, 30 de março de 1997 |
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Artesão faz "documento"
DA REPORTAGEM LOCAL Produzir agendas com motivos afro-brasileiros foi a alternativa que o artesão Acácio Almeida Santos, 30, encontrou para ganhar dinheiro.No negócio desde 95, diz vender cerca de 2.000 agendas por ano. Fatura, em média, R$ 30 mil em cada tiragem. "Minha agenda funciona como um documento histórico. Em cada página, dou uma dica cultural sobre a comunidade negra, mostro a reprodução de imagens ligadas ao movimento ou apresento datas históricas." Vendas Segundo Acácio, 80% das vendas são para negros. Das que ele vende, a maioria é para mulheres entre 17 e 35 anos. Acácio diz que boa parte da produção vai para livrarias. Cada unidade custa R$ 20 no varejo. No atacado, R$ 15. A margem de lucro, diz, é superior a 100%, já que ele gasta cerca de R$ 12 mil com a produção das 2.000 peças. Computador Acácio faz a produção gráfica em computador, depois repassa a impressão e a montagem para uma gráfica. "O ideal é que a produção termine em agosto para agilizar as vendas." Ele diz estar montando um banco de dados com informações sobre a comunidade, história e cultura negras. Sua meta, quando acabar o África BBS, é colocá-lo na Internet. Texto Anterior: Agência tem 350 modelos Índice |
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