São Paulo, domingo, 30 de março de 1997 |
Próximo Texto |
Índice
Teste compara 1 italiano e 2 alemães
JOSÉ CARLOS CHAVES
No design, o SLK é o mais discreto, mesmo assim chama muita atenção. Spider e Z3 adotam linhas mais atrevidas, principalmente o BMW, com seu estilo moderno e agressivo. Na hora de comparar a performance de cada um, as coisas mudam. O Spider é quem se dá melhor. Seu valente motor V6 3.0 leva 8,13 segundos para atingir os 100 km/h. Já o Z3 e o SLK ficam quase empatados, com 9,27 segundos e 9,38 segundos, respectivamente. Em altas velocidades, o Mercedes leva a melhor. Para acelerar de 0 a 140 km/h, precisou de 18,65 segundos contra 24,63 segundos do BMW. Ainda assim, ficou atrás dos 15,23 segundos do Alfa. No geral, o Spider é um carrinho mais ágil e nervoso, sempre pronto a responder ao menor toque do acelerador. O SLK também esbanja potência, mas se apresenta mais manso em baixa rotação, o que apaga um pouco o seu desempenho, especialmente na cidade. Se o Z3 fica a dever um pouco em altas velocidades, no trânsito urbano ele mostra seu valor, em parte também pelo câmbio de engates rápidos e precisos. É o melhor câmbio dos três roadsters, seguido pelo do Spider e do SLK. No quesito suspensão, ponto para o SLK: é a mais estável (principalmente em curvas velozes) e aguenta melhor o malcuidado piso brasileiro. Bem diferente do Spider, cuja pouca altura do carro sofre com buracos e lombadas. Internamente, o conversível da Mercedes é de longe o mais espaçoso, silencioso e confortável. Tem vários porta-objetos e a enorme comodidade da capota com acionamento elétrico. Peca em não dispor de ajuste de altura do volante (só de profundidade). Enquanto o Spider é o mais apertado dos três, o Z3 decepciona no pobre acabamento -nem sequer dispõe de regulagem do volante. Com um preço básico de US$ 64 mil, o Spider apresenta a melhor relação custo/benefício, já que é o mais potente e o mais barato do grupo. Apesar de mais caro (US$ 91 mil), o SLK tem capota elétrica, melhor acabamento interno e ótimo nível de equipamentos. Na lanterna, vem o Z3, de US$ 72,5 mil. LEIA MAIS à pág. 6-20 Próximo Texto: Carros 0 km de luxo têm descontos de até 15% Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |