São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franco abrigou 104 nazistas

El País
de Madri

DO "EL PAÍS"

Pelo menos 104 nazistas moraram na Espanha sob abrigo da ditadura do general Francisco Franco, e vários deles ajudaram outros alemães a fugir para países sul-americanos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
O jornal espanhol publicou todos os nomes. A lista, com data de 1945, foi elaborada pelos serviços de inteligência de França, EUA e Reino Unido e estava arquivada no Ministério das Relações Exteriores da Espanha.
Os agentes nazistas eram buscados pelos Aliados, mas Franco, que foi amigo de Adolf Hitler, se recusou a entregá-los. A maior parte viveu na Espanha até a morte.
Segundo o jornal, a lista continha o nome de pelo menos dois torturadores.
O único agente ainda vivo encontrado pelo "El País" foi Hans Juretschke, 88. Depois da guerra, ele assumiu a chefia do departamento de língua alemã da Universidade Complutense de Madri, onde deu aulas até 1979.
Na lista, ele é definido como "um firme defensor do Partido Nacional-Socialista, apesar de ser católico romano".
"Não quero discutir isso. Durante a guerra, tive de obedecer às ordens do governo alemão. Foi um governo nazista", disse ele.

Texto Anterior: Hawking teme contato com ETs
Próximo Texto: Países árabes planejam boicotar Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.