São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Perdendo o bonde; Para inglês ver; Indicações governistas; Motivo real; Pedra no caminho; Cachimbo da paz; Disputa antecipada; Sem convicção; Disputa no ninho 1; Disputa no ninho 2; Bomba-relógio; Disputa acirrada; Sonho de verão; Colher de fora; Panos quentes; Supersticioso em apuros; Visita à Folha

Perdendo o bonde
Líderes governistas dizem que FHC está numa encruzilhada. Acham que cabe a ele enfrentar a base e aprovar a reforma administrativa. Se não, mudança com impacto no Tesouro só em 99, com revisão constitucional.

Para inglês ver
Caciques pefelistas acreditam que as reformas administrativa e previdenciária devem ser aprovadas sem macular muitos interesses (em especial, os do Judiciário). Aprovariam-se meias reformas, só para efeito simbólico.

Indicações governistas
Um senador afirma que passaram pelo crivo de Eduardo Jorge (Secretaria Geral da Presidência) nomes das diretorias dos fundos de pensão que foram tomadores finais dos títulos investigados pela CPI dos Precatórios.

Motivo real
Embora diga que não é nada pessoal, ACM já há algum tempo está incomodado com Roberto Requião (PR). Esteve com o relator na véspera da reunião com Fábio Nahoum (Vetor), mas só soube do encontro pelos jornais.

Pedra no caminho
Na opinião de Michel Temer (SP), a convocação de Congresso revisor sem prévia consulta popular, como querem o PFL e o PSDB, tem graves problemas de natureza jurídica. Poderia ser questionada nos tribunais.

Cachimbo da paz
Paulo Maluf telefonou ontem de Paris para o senador Esperidião Amin (PPB-SC). Vão jogar juntos na CPI dos Precatórios.

Disputa antecipada
A emenda de Inocêncio Oliveira (PE) que convoca Congresso revisor para 99 prevê que seu presidente será escolhido por maioria de votos entre senadores e deputados. Para evitar que o Senado reivindique o cargo.

Sem convicção
Do relator da emenda da reforma da Previdência, senador Beni Veras (PSDB-CE), sobre o projeto: "É o que dá para fazer agora. Daqui a sete ou oito anos anos vamos ter que mudar de novo".

Disputa no ninho 1
Tucanos do secretariado de Covas travam uma briga de foice entre si. Estão disputando uma vaga de candidato a deputado federal em 98. Os atuais federais não gostam nem um pouco do apetite dos auxiliares de Covas.

Disputa no ninho 2
Tucanos do governo Covas que podem ser candidatos a uma vaga na Câmara em 98: Hugo Marques da Rosa, David Zylbersztajn, Andrea Matarazzo, Walter Feldman, Marcos Mendonça e Fábio Feldmann.

Bomba-relógio
Avaliação da cúpula pefelista: para eleger dez governadores e a maioria na Câmara, o concorrente do PFL em 98 será o PSDB. O que pode ameaçar a unidade da base de apoio. Caberá a FHC administrar o conflito.

Disputa acirrada
Zé Dirceu diz que o PT analisa cinco candidatos à sucessão de Covas: ele próprio, Erundina, Mercadante, Palocci e Suplicy.

Sonho de verão
Setores do PFL tem um sonho praticamente impossível: fazer de Tuma vice de Covas em 98.

Colher de fora
Enquanto a cúpula peemedebista não se decide, o tucano cearense Tasso Jereissati trabalha pela indicação de Gonzaga Mota (PMDB-CE) a uma das vagas do partido no ministério.

Panos quentes O governador Vitor Buaiz (ES) vai tirar o pé na briga com a direção do PT. Tentará a conciliação.

Supersticioso em apuros
Sarney levou um susto ontem. O avião da Varig no qual embarcara, às 7h30, teve de voltar ao aeroporto de São Luiz, devido a problema técnico. Nada demais. Só chegou atrasado a Brasília.

Visita à Folha
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do secretário particular, Raul Christiano Sanchez, e da assessora de imprensa, Sandra Inácio.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Walter Pinheiro (PT-BA), sobre Maluf ter dito que conhece "muitos homens honestos neste país, nenhum mais honesto do que o Celso Pitta":
- Na realidade, ele quis dizer "conheço homens honestos neste país, Nahoum mais honesto do que o Celso Pitta".

Próximo Texto: Pintura abstrata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.