São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatrupe alia Ionesco a cinema noir

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"A Água Está Ótima e o Sol Está Quente". Por trás do título enigmático está a proposta de um filme de suspense de televisão, encenado em teatro.
A peça protagonizada pelos integrantes do grupo Quatrupe, que estréia hoje no teatro Maria Della Costa, tenta reunir histórias de cinema "noir", como "Falcão Maltês", um texto influenciado por Ionesco -o pai do teatro do absurdo- e esquetes cômicos.
A trama se desenrola em torno de investigações do detetive Parker, que, segundo o diretor da peça, Cacá Soares, une características de Inspetor Clouseau (da série "Pantera Cor-de-Rosa") e de Maxwell Smart (o Agente 86).
"Atrapalhado e trouxa", Parker investiga "casos absurdos". Segundo Soares, nos problemas sem solução do detetive o que menos importa são os fatos, mas a performance do ator.
No lugar de comerciais de TV, o autor do texto, Emílio Boechat, criou esquetes sem linearidade, em que faz homenagens a temas tão distintos quanto cinema mudo, Gata Borralheira e Pedro Almodóvar, cineasta espanhol.
As citações ao cinema também estão presentes em personagens coadjuvantes como Sam, ajudante do detetive Parker, que carrega um piano a tiracolo, referência a "Casablanca".
Cacá Soares adverte que "A Água Está..." não é uma comédia de costumes.
"Estamos em busca de um humor inteligente. Tentamos levar o espectador a um estado de felicidade, não a gargalhadas rasgadas", conta Soares, que participa de seu "segundo trabalho significativo como diretor".
O grupo Quatrupe, que, ao contrário do que possa sugerir o nome, é um quinteto, é composto por atores novos, que estudaram na escola da atriz Célia Helena, que morreu no sábado passado.
Cada vez que os personagens da peça se deparam com um "branco", dizem "A Água Está Ótima e o Sol Está Quente".
A frase, que não tem ligação com a história da peça, acaba sendo pronunciada diversas vezes, não como improvisação, mas como elemento do roteiro.

Peça: A Água Está Ótima e o Sol Está Quente
Direção: Cacá Soares
Com: Antonio Destro, Paula Mucin, Marcos Cardoso, Alessandra Bottega e Sidney Rodrigues
Estréia: hoje, às 21h
Quando: terças e quartas, às 21h
Onde: teatro Maria Della Costa (r. Paim, 72, Bela Vista, tel. 256-9115)
Quanto: R$ 15

Texto Anterior: Destaques
Próximo Texto: Guia da Folha SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.