São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente estende prazo para premiê obter apoio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Índia, Shankar Dayal Sharma, estendeu ontem o prazo para que o premiê Deve Gowda obtenha apoio parlamentar para sustentar seu governo.
Sharma marcou para o próximo dia 11 de abril a apreciação de um voto de confiança no governo de Gowda, que assumiu cargo há apenas dez meses. A votação seria realizada em 7 de abril.
A coalizão Frente Unida, a base de sustentação de Gowda, viu-se minoritária quando o Partido do Congresso retirou seu apoio.
O Partido do Congresso, que detém 140 das 545 cadeiras do Parlamento, havia solicitado oficialmente a formação de um novo governo, mas não foi atendido.
Jornais indianos dizem que líderes do partido temem processos por corrupção, os quais a Frente Unida não se disporia a bloquear.
Se Gowda não obtiver o apoio necessário para evitar um voto de desconfiança, e o Parlamento não chegar a acordo sobre um novo governo, o presidente do país deve convocar eleições antecipadas.
As últimas eleições parlamentares aconteceram entre abril e maio do ano passado.
As desavenças entre os governistas favorecem o maior partido indiano, o Bharatiya Janata, hindu nacionalista, que ocupa 162 cadeiras no Parlamento. Seu presidente, Lal Krishma Advani, declarou-se favorável a eleições antecipadas.

Texto Anterior: Premiê do Paquistão tentar ganhar mais poderes
Próximo Texto: Guerrilha do Zaire isola Província estratégia; Boris Ieltsin aprova união com Belarus; Nasa corta contato com sonda após 25 anos; Cientistas descobrem cemitério de 7.000 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.