São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator adia parecer e preocupa governo

RAQUEL ULHÔA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

ACM pede pressa para pefelista

O senador Francelino Pereira (PFL-MG) decidiu adiar por uma semana a apresentação do seu parecer sobre a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente, governadores e prefeitos, inicialmente prevista para ontem.
A iniciativa deixou preocupados o governo, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), e líderes governistas.
ACM queixou-se ao líder do PFL, Hugo Napoleão, que indicou Francelino para a relatoria da reeleição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Napoleão se comprometeu a pedir pressa.
Quando a emenda chegou ao Senado (25 de fevereiro último), os líderes governistas afirmaram que a tramitação seria rápida e que o texto aprovado pela Câmara não seria alterado para evitar nova votação pelos deputados.
Mas a emenda só começou a tramitar dez dias depois, porque houve dificuldade na formação das comissões do Senado.
Indicado, Francelino mostrou não ter pressa e passou a fazer mistério sobre seu parecer. Regimentalmente, o prazo para ele concluir seu texto terminou em 27 de março, mas disse que entregaria na terça-feira após a Páscoa (ontem).
A senadores com quem conversou, mostrou simpatia pela idéia de excluir governadores e prefeitos da emenda, proposta do senador Lucídio Portella (PPB-PI).
Ontem, seus assessores informaram que Francelino só vai concluir o relatório na próxima semana. Ele analisa mudanças sugeridas por Guilherme Palmeira (PFL-AL).

Texto Anterior: As desculpas da arrogância
Próximo Texto: Sem-terra mortos vão ser homenageados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.